sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DE QUE SE RIEM OS ESQUIMÓS

Meu querido diário,

daqui a  dois meses viajo até ao Círculo Polar Ártico para compreender de que se riem os esquimós quando se riem. Um destes dias, lá mais para a frente também quero entender se os animais se riem mesmo e do quê. Hoje é dia do animal. Será que eles sabem disso, que é dia deles? Nós, os seres ditos racionais, teremos de os presentear. O que podemos oferecer? Hmmm1 Toma lá cliché: o planeta menos poluído, devido à ganância dos seres ditos racionais, para que não se extingam de vez.

Já me vejo no meio da imensa branquitude a cumprimentar os amigos esquimós com o meu enorme nariz. De tão grande que é não correrei o risco de um beijo indiscreto na boca. Nããã! Nada disso! E com o frio que sentirei só a ponta do nariz ficará de fora. Porém, dentro das casas e quem sabe dos iglos poderei desfrutar de sorrisos e risos esquimós. Será que por viverem numa paisagem imensa de branco as suas cabeças não andarão tão atafulhados de informação? Ontem, meu querido diário, uma amiga que estuda História falou que tem tantos textos para ler que não tem tempo para pensar. Que paradoxalidade, meu querido diário! A pessoa corre o risco de sofrer uma paragem digestiva de conhecimento e até mesmo debandar devido a uma intoxicação intelectual!

Não sei, meu querido diário, vou mas é rir com os esquimós pode ser que o seu modo de vida seja mais claro como a sua paisagem. Mais calmo. Depois voltarei para o verde tropical na esperança que o sol e a luz me invada. Sabes outra coisa ainda, meu querido dário? Essa minha amiga falou que o Platão e o Sócrates falaram que a pessoa só está apta para filosofar a partir dos 40, 45 anos! Opa! Sou então uma júnior acabada de chegar ao clube! Fixe! Quando ela falou isso eu abri os braços e o peito para o céu e respirei de alívio, pois alguém legitimou algo que eu já vinha pensando!

Em suma, pensar é um ato de humildade. logo temos de nos rirmos de nós mesmos e não nos levarmos demasiado a sério. Como um ditado japonês diz: Tornar leve em pesado, e o pesado em leve.

A Piu
Br, 4.10.2013





Sem comentários:

Enviar um comentário