quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A VIDA DOS OUTROS

Há uns bons anos atrás tive um grande amigo que o perdi de vista. Quem souber do Mathias Poppe dê um toque. Conheci o Poppe em 1992. O muro acabara de cair (1989). Eu era uma miuda de 19 anos e o Poppe, professor convidado da ex RDA, veio trabalhar connosco uma peça de Heiner Muller. O Poppe tinha uns 37 anos. A diferença de idades não impediu que a nossa amizade crecesse. Lembro-me que algumas dos seus comportamentos eram-me um tanto estranhos, bizarros. Anos mais tarde entendi com clareza ao ver este filme. O Poppe como os cidadãos do seu país foram alvo de espionagem quotidiana. Qualquer sinal que pudesse ser suspeito o Poppe perguntava:'Isso é para a policia controlar?". Havia um posto da brigada de trânsito à entrada de Évora. Por acaso nunca o vi ativado. Porém ele perguntou se era para controlarem a entrada e saída das pessoas na cidade.
Em 1994, quando quis viver em Berlim e para lá fui, ainda se sentia a nostalgia das pessoas da ex RDA em relação ao regime comunista, por não estarem contentes com o sistema capitalista. Porém gozavam de liberdade de expressão e circulação.

Hoje comecei o dia sentindo e pensando:"DETESTO QUE ME CONTROLEM OS MOVIMENTOS, AS MINHAS LIBERDADES E PAIXÕES EM VIVER! E SINTO QUANDO O FAZEM" Sei mais ou menos conviver com este sistema capitalisata que não concordo, mas tenho de fazer um imenso exercicio para os pequenos ditadores do dia a dia. Porém, escrever é um ato libertador. Como tal o que penso escrevo está publicado para o mundo literalmente, com a salvaguarda que não transporto verdades absolutas. Sou da paz, sou do amor e com o que não concordo por vezes exala algum fedor.

Tenho 40 anos e uma vida enorme para caminhar. Já levei algumas vezes na cabeça e tenho de me aturar. Aturo as minha maluqueira! Que trabalheira! Gosto de ter amigos! Inimigos não curo mesmo nada! Enfada! Enfada! Faço-me de distraida! Mas sou uma sabida! Cabra velha que tem muito para aprender de igual para igual com alto astral com os pés no chão e a cabeça transcendental!
Não será o controlo é uma manifestação de insegurança e imaturidade perpetuada pela vida continuada, mas nada desfrutada?

ABRAÇO E BEIJOS A QUEM FOR DO BEM (do bem é bem! partindo do principio que ou é bem ou é mal :p )


pipiripipiu
Br, 16.10.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário