quarta-feira, 23 de abril de 2014

SUA!.... SUA!.... AI SUA!....

Meu querido diário,

hoje foi para uma aula sobre texto livre numa escola que segue uma pedagogia libertária. Enfim uma pedagogia para o exercicio da cidadania. Um dos exercícios que a diretora e pedagoga dessa escola deu foi um de escrita automática. Exercicio onde se escreve o que vem à cabeça sem censura  e vai-se passando a folha. O tema era: xingamento (desaforo/ ofensa). O que nos rimos, pelo menos eu e ela e uma outra pessoa quando, quando  alguém escreve como xingação: COMUNISTA.
Genial! Ótimo!Excelente! Alguém se sentir ofendido com tal palavrão é bom demais. Alguém tomar isso como uma ofensa é o supra sumo. Carimbar a pessoa de comunista, tatuá-la com tal designação! Se me chamassem isso eu retificaria! "Por favor me chame de porca fascista imperialista! Mesmo assim vou-me rir porque não me revejo em tal ofensa. Porém fico triste por me ver assim. Mas comunista... nem sei o que pensar!" Enfim teceria uma dissertação sobre tal "injúria" que é para levar com leveza e ludicidade.

Depois veio a proposta de escrevermos um elogio. Logo peguei na deixa e escrevi numa das folhas: "Você é um comunista, porque divide as flores que a sua namorada te ofereceu." Acho que é um elogio, saber dividir. Esse é o principio do comunismo mesmo que tenha sido adulterado pelo imperialismo e cegueira de poder, de revirar os olhos e a mente.

Posto isto, talvez um dia faça uma tattoo de uma matrioska. Eu curto matrioskas. São várias numa só, até chegar à mais pequenina que pode simbolizar a nossa essência. Ter tatuada uma matrioska, além de serem coloridas e bonitas possibilitam desfazer possíveis preconceitos e refutar os mesmos. Agora sonho sair à rua e alguém me dizer:'Sua Matrioska!" Vou tomar como um elogio. Elas são lindas  e trazem dentro de si muitos alter egos surpresas surpreendentes, nunca antes desvendadas. Gosto.

ana Piu
Br, 23.4.3014


Sem comentários:

Enviar um comentário