terça-feira, 15 de abril de 2014

ESCREVER, COMO PINTAR, ATUAR E ATÉ MESMO CANTAR

  1. Escrevo porque sim. Escrevo porque não. Escrevo para mim e para todos. Escrevo para o todos que dispôem à tal arte do encontro. Escrevo para me encontrar no encontro. Escrevo por Amor. Escrev...o por Amor à Liberdade.

    Escrevo para que as ideias pré concebidas, que ao invés de acolherem, estigmtizam se erradiquem. Escrevo na esperança que os falsos moralismos e juízos de valor que nos bloqueiam se diluam no ar.

    Num daqueles livros que acompanham os cds li que em 1973 a Elis Regina foi vaiada pelo público, na sequência dela ter aceite um "convite" para cantar para os militares do regime ditatorial. "Mesmo com coragem para isso, Elis tinha fortes motivos para não desafiar os militares. Em novembro d 1973, já havia sido convocada para depor no Centro de Relações Públicas do Exército, no Rio de Janeiro, onde foi interrogada durante 4 horas." Em 1969, numa entrevista na Holanda, declarara que o Brasil era governado por "gorilas". Não nos podemos esquecer que Elis foi presa durante a ditadura militar.

    Hoje tive vontade de escrever sobre cravos vermelhos. Escrever a comoção de há 40 anos atrás. Escrever sobre o fim de longos e obscuros 48 anos de fascismo na minha terra natal (Portugal). As pessoas, na rua, choraram de comovidas por reaverem a sua liberdade.

    Hoje grito baixinho:"25 de Abril sempre fascismo nunca mais!"
    Escrevo para me emocionar, para me comover. Para emocionar e comover quem se dispuser a tal.
    Escrevo porque a vida comove-me. A liberdade comove-me muitissimo e dela não abro mão, mesmo quando me tentam silenciar.

    O silêncio profundo que liberta também me comove. Silenciamento não é o mesmo que silêncio que escuta o mundo, o nosso mundo.
    Escrevo para nós e por nós, mesmo quando soe ridiculo. O ridiculo faz parte da minha profissão. Profissionalizo-me em Ser. Um projeto vida.

    Escrevo como pinto, atuo, ou até mesmo cante. Mesmo quando soe desafinado.
    Escrevo para homenagear a vida. O sonho de sermos livres. Escrevo, porque sem sonho a vida carece de vida.

    a piu
    Brasil, 14.4.2014
    imgaem: Cy Towbly

Sem comentários:

Enviar um comentário