segunda-feira, 28 de abril de 2014

É O ESPIRITUAL QUE MOVE O CORPO



Meu querido diário hoje escutei isto, entre muitas outras coisas, do cacique kariri xocó: "Se não tivessemos esse território sagrado e secreto não eramos mais indios. O espiritual é o que move o corpo." Esta é marcante, pois há uns tempos um pensamento assaltou-me de rompante como um relâmpago! "Será que a Europa está como está porque carece de espiritualidade? Tudo indica...".
Hoje ao escutar este cacique que "nos" veio visitar sorri por dentro pela ironia do destino. Há uns séculos atrás os jesuitas diziam que os indios não tinham alma. Está à vista quem não tem alma. "O espiritual é o que move o corpo", continuou. "Os funcionários da FUNAI vão lá para nos querer ajudar, ganham um monte de dinheiro e não fazem nada. Quem não se move por amor, por amor por aquilo que faz, perde o sentido. Nós, na nossa tribo, sabemos cuidar de nós."

Hoje, meu querido diário, confirmei o sentido de estar nesta terra e território sem folcolorismo. Gente que dança com a planta dos pés tocando o chão e que se enraizam como as luxuriantes árvores tropicais para atingirem o cosmos. Aceito, acolho humildemente essa energia para mim. Que com todas as dificuldades continuam juntos, em comunidade aceitando a troca de saberes.

Meu querido diário, hoje foi um domingo ancestral. Sem folcolorismo, muito menos paternalismo. É importante saber e lembrar que temos de criar os nossos territórios sagrados e secretos para sermos seres inteiros de corpo e alma, enraizados na terra em direção ao cosmos.

Ana Piu
Brasil, 27.4.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário