segunda-feira, 28 de abril de 2014

EI! EI! QUE É DO REI? O REI FOI-SE! O REI VAI NU!EI! EI! VIVA EU! VIVA TU!



Ontem, dia 25 de Abril, numa repartição pública o funcionário simpaticamente exclamou:"Ahhh você é portuguesa com certeza!" depois continuou:"Eu gostava de ir a Portugal, mas dizem que em Lisboa as pessoas são de nariz empinado. O melhor é ir para Trás os Montes." Sorri e respondi, depois de achar que ele ia dizer que o melhor seria ir para o Alentejo (porque não? mas a verdade é que quem mais emigrou para o Brasil foram transmontanos e minhotos. Os Alentejanos ficaram-se pela grande Lisboa): Por acaso sou de Lisboa. Mas acho que deve ter razão. Os lisboetas são de nariz empinado de uma maneira geral (são mal dispostos. mal educados MAS NÃO SÃO TODOS! E em maneira geral não tratam muito bem os brasileiros. MAS NÃO SÃO TODOS!)

Depois o senhor falou que quem tinha vindo nas caravelas eram maioria degredados e patifes. Pode ser, respondi. Mas nos navios e aviões também veio gente trabalhadora e honesta. Depois com um sorriso cumplice e brilho no olhar cheguei mais perto do senhor dos seus 60 anos e falei:"Hoje é feriado na minha terra. Comemora-se o final do fascismo e colonialismo. Muitos, que estavam contra, fugiram para cá. Os empresários corruptos ainda fogem para cá. Aí dou-lhe razão."
Logo percebi que ele não estava totalmente de acordo comigo e replicou:"Eu sou a favor da monarquia. Se é para sustentar alguém que sustente os reis. Você soube que a familia real inglesa gastou mais do que devia e teve de prestar contas? Aqui é uma pouca vegonha de corrupção!"

Dei-lhe alguma razão, mas perguntei e pergunto:"Mas nós temos que sustentar alguém? Temos que sustentar alguém que vive do nosso trabalho? Sejam reis, sejam corruptos? Porque carga de água?"

DOG SHAVE THE QUEEN!!

Titulo do texto: frase tirada de uma música de o Sérgio Godinho

Ana Piu
Brasil, 26 de Abril de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário