quinta-feira, 18 de abril de 2013

BORA LÁ!

 Hoje olhei para o meu passaporte. Esfolhei-o. Em cada folha ora vem um Camões, ora vem um Fernando Pessoa. Na capa dura, no verso, informa que o traço é do Júlio Pomar. Respiro de alívio. Ao menos um deles está vivo. Depois salta à ideia uma pergunta sem pretensões algumas demagógicas, mas a pergunta insiste:" Em três figuras nenhuma delas é feminina. Porquê?" Depois lembro-me da Florbela Espanca, aquela cuja poesia era de uma beleza deprimente ao ponto de pôr término à sua curta vida pautada por uma amor cego pelo irmão. Lembrei-me ainda da freirinha Mariana Alcoforada que morreu febrilmente de amores por um malvado francês que lhe mostrou os caminhos do amor e não regressou. Bom, com isto tudo aparecem imagens, pinturas da Paula Rego. As suas figuras belas e grotescas, de mulheres com perna grada, algumas com penugem bigodeira no buço. Imagens que desarrumam conceitos, mentalidades. Imagens e figuras cheias de fantasia, crueldade. Paula Rego é uma furiosa pictórica que ama o seu trabalho? Eu cá gosto muito, mesmo quando entra na moda. Confesso que as modas me dão fastio. Mas como ela é muito boa, no meu ponto de vista, "'tá desculpada" :) Será que daqui a uns anos, talvez quando o seu corpo já não andar por cá, ela tem direito a ser lembrada e homenageada nas folhas de um passaporte e que este sirva para grandes viagens no tempo e no espaço e para nos lembrarmos que somos do mundo e não de um nico de território que nem sempre é solidário com os nossos fazeres?Mas a vida está aí! Num é memo?! Bora lá!

a piu
Br, Abril de 2013




Sem comentários:

Enviar um comentário