segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Y YO LO SÉ?


Si je suis Charlie então sou Charlie Brown, Charlie White, Charlie Fight, Charlie Pardo et Charlie Parvo. Sou Charlie que faz do seu humor a sua vida, sou Charlie Brown quando milhares de negros são segregados, torturados e mortos mesmo à minha beira. Sou Charlie White quando faço do meu humor uma bandeira de paz, pacifista. sou Charlie Fight quando luto pela nossa dignidade e liberdade enquanto seres vivos. Sou Charlie Pardo porque além de não existirem raças e sim grupos étnicos muito menos raças ou etnias puras. Sou Charlie Parvo quando enfio a cabeça na terra como uma avestruz e pisoteio quem à minha volta está, assim achando que sou livre.

Para todos os efeitos sou e não sou. Sou Charlie quando defendo a liberdade de expressão. Não sou Charlie quando reforço a segregação e o preconceito, humilhando quem já é humilhado; brincando com o fogo daqueles que já estão muita queimados nos fusíveis. Bem haja para os heróis que se metem na boca do leão que já rosnou! Quanto a mim esse heroísmo é um número que não me assenta bem.

Sou Charlie, Sou Red Hot Chilli Peper, sou Sargent Pepper. Sou Oui Oui. Sou Ça Va, quero é estar na boa e não na má. Je NE SUIS PAS CHARLIE quando o fascismo bate à porta e chega de pézinhos de lã e botas caradadas.

Só não entendo, talvez seja lentidão minha visto eu ser uma Charlie slow motion, porque tanto alarido para umas coisas e para outras o mundo não está nem aí, nessa vibration. Pero, yo que sé?

Ana Piu
Br, 12.01.2014

Viva o humor que desconstrói preconceitos e não estimula o ódio





Sem comentários:

Enviar um comentário