quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

QUE SAC(C)O AINDA NÃO TERMOS PASSADO DO PASSADO! (série: eu sou a mosca que pousou na sua sopa/ EDIÇÕES CATRAPIIIIIIIM)

Aquele ano em Paris foi uma chacoalhada na minha percepção do mundo. Em 1996 encontrava-me eu no Paris da França para estudar na conceituadíssima escola de teatro do gesto do Jacques Lecoq com o próprio (é bom ir dizendo estas coisas, pois ao fim destes anos todos ainda estou a aprender a valorizar a minha trajetória para que possa continuá-la com dignidade). Lá estava eu como bolseira da Gulbenkian (viram como estou a aprender a falar do meu trabalho? isso faz-me sentir orgulhosa do meu desencanaço).

Mas vamos ao que interessa! Um colega francês pergunta-me:" É verdade que em Portugal vocês não se movem de carro e sim de carroça?' ................Pausa dramática...... Suspensão teatral............... Dúvida se o sujeito é ignorante ou produz humor arrogante. Uma boa provocação merece uma outra provocação: "Sim! É a mais pura verdade! Aliás! Nós temos por hábito, principalmente as mulheres de irmos de carroça até à praia e todas mas todas vestidas de preto chorarmos muito mas muito em frente ao mar. Choramos pelo nosso pe(s)cador que não voltou e nós, coitadinhas, não encontramos a chave do cinto de castidade! E isso um grande motivo de choradeira!"
'Isso é verdade?!?", perguntou o colega com um olhar como quem diz :"Que medievais!" Ao que respondi:" Claro que é verdade! é tão verdade como a França ser o centro do mundo e do universo!"

Nesse ano quase fui pelos ares na linha de metro que ia para a minha casa. Uma bomba, vai-se lá saber quem a pôs, explodiu aquela hora de quarta feira que eu por acaso conjecturei ir ao cinema porque nesse dia é mais barato.
As principais suspeitos são os argelinos, esses malvados que foram atirados ao rio Sena nos anos 60.

Manifesto ainda o meu pesar às vitimas do ataque ocorrido em Paris. Mas deixo aqui a pergunta, já que estamos a falar em liberdade de expressão: Porque é que não aparece uma série de cartoons com a guarda civíl espanhola com os cornos de touro a proibirem as pessoas de se manifestarem em frente ao congresso e com esses mesmos cornos de touro a enxotarem os emigrantes clandestinos e já agora um desses cornitos enfiado no traseiro do parlamento que aprovou a lei da censura e repressão em Espanha?" Os gajos são fundamentalistas? Podem ser, mas não convidemos o vampiro para dentro de casa. E se ofender as crenças dos outros sabendo que eles são duros de roer, o melhor é fazermos humor de nós mesmos.

A minha leitura nas "férias" de Natal foram os dois livros do Joe Sacco: Palestina- nação ocupada; Palestina- Faixa de Gaza. Simplesmente indignante como os árabes estão a ser tratados na sua terra, que é a nossa terra. Tratam mal as mulheres e acreditam muito no Deus deles? É verdade! Mas que isso não sirva de alibi para estar a acontecer há décadas um genocídio fomentado pelas vitimas e seus  descendentes do Holocausto. E vamos combinar! Os árabes têm petróleo. A questão é essa! Diabolizações à parte ou no bolo também.

UM GRANDE BEM HAJA PARA A HUMANIDADE QUE AINDA PRECISA DE AMADURECER UM POUCO MAIS E NÃO SE PERMITIR A OLHAR DE UM SÓ PONTO DE VISTA

A PIU
Br, 08.01.2015









Sem comentários:

Enviar um comentário