segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

AS AMIGAS PORTUGUESAS NOS TEMPOS DE PARIS



Foi a Joana que ao telefone respirou de alivio naquela quarta feira ao fim da tarde. Liguei para irmos ao cinema e ela aliviada disse:" Ainda bem que ligas-te. Acabou de explodir uma bomba na linha do metro de nossa casa! Morreu um estudante aqui da cidade universitária." Em 1996 a comunicação ainda era feita por rede fixa.
Aos fins de semana passeávamos por Paris e quando os museus eram entrada livre aproveita vamos para visitar um ou dois e mais uma ala do Louvre. Quando chegava a hora da Joana ir à missa despediamo-nos, embora eu tivesse vontade de continuarmos nas nossas deambulações, conversas e degustações compradas no mercado ou naquele restaurantezinho indiano ou turco que era o mais barato que conseguiamos encontrar, as pessoas eram simpáticas.
Nunca convenci a Joana a ficar e deixar de ir à missa nem nunca a Joana tentou convencer-me de acompanhá-la. A minha orientação anarco libertária sempre conviveu em paz com a sua orientação católica.
A Joana sempre foi aquela Amiga com quem pude contar para tudo, já depois de eu ser mãe.
A Joana viajou vários meses pela India, em trabalho. Certa vez desabafou:" A miséria dos moradores de rua de Paris é muito mais chocante para mim que a miséria na India. Pois estas pessoas são completamente segregadas e esquecidas. Vivem numa solidão profunda." Até hoje penso nisso.
Hoje a Joana vive em Espanha e eu do outro lado do oceano. Ambas resistimos algum tempo às novas tecnologias, celulares e redes sociais. Não nos comunicamos pelo face.
Um destes dias havemos de nos reencontrar pessoalmente para brindar à vida e degustar aquele belo vinho e queijo, que comprado no mercado, era sustentável ao nosso bolso de trabalhadoras remediadas com sonhos e projetos faziveis.

Ana Piu
Br, 11.01.2015

foto: Anita bolseira/ bolsista no Paris de la France, no tempo dos francos, comendo uma bananita na cidade toujours caríssima!

Sem comentários:

Enviar um comentário