terça-feira, 20 de janeiro de 2015

COLONIZAR E SER COLONIZADO


Colonizar é invadir, impor, sobrepor. Ser colonizado é ser invadido sem permitir ou pelo contrário essa colonização surge por deslumbramento e carência de importância dada à sua própria identidade. Ser colonizado é uma derrota que não é linear, pois há sempre pontos de fuga onde a resistência insiste em não ser sobreposta a imposições que muitas vezes surgem subtilmente, em pezinhos de lã, outras de botas cardadas que vem para ficar a qualquer custo.
Colonizar e ser colonizado são padrões de comportamento, modos de pensar, expressar e agir e que se tomam muitas vezes por naturais, que assim é o modo, a forma em detrimento de que é aparentemente diferente e estranho.
Colonizar e ser colonizado são relações de forças e poderes por aqueles que ainda não se desvencilharam do eco do ego. Desvencilharmo-nos do eco do ego leva uma vida de prática para o tranquilizar. Pegá-lo no colo quando se sente ferido e segredar-lhe ao ouvido:" Querido ego, não é mau que existas mas não és o único a existir, existem outros egos que solitários ecoam, mas que juntos formamos uma orquestra polifónica. Tu já viste a beleza, a grandiosidade dessa orquestra?!?! Tu já viste o quanto é belo e rico a diversidade? A polifonia! Diferentes formas de pensar, agir, exprimir? Tu já viste, querido ego, que quando te abres para o espaço sideral és só uma partícula ínfima da quilo que pode ser algo maior? Há quem designe por TODO. TODO é TODO, logo é muito mais, mas muito mais que colonizar e ser colonizado.
Ana Piu
Br, 20.01.2015


Sem comentários:

Enviar um comentário