segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO É NEGOCIÁVEL?


A cidade de Copenhaga na Dinamarca é bonita, organizada, silenciosa. Berlim, na Alemanha, também respira organização e silencio. Andando a pé de bicicleta por Berlim penso:" Aqui sente-se paz! Depois de tantas maluqueiras que já se passou por aqui parece que agora as pessoas desejam paz, muita paz para as suas vidas."
Deambulo por ambas as cidades ao longo de dois ou três anos para decidir o que fazer à vida, para onde emigrar. Deambulo solitária ou com amigos locais. Mais tarde deambulo com dois seres que saíram da minha barriga e que podem ser mistura com toda e qualquer etnia. Passam por chinesas, ciganas, índias, cafuzas e!... Árabes! " Esta branca de olho claro, que caladinha sem gesticular muito é escandinava ou germânica, o que faz com duas filhas de um árabe!?!" Sim, foi esse olhar que eu senti em Copenhaga. É subjetivo? É, mas eu senti. O que foi decisivo para eu refletir melhor acerca da nossa mudança para um país outro.
A Europa está a voltar a ser o que era, que tentou deixar de ser, mas que ainda é: eurocêntrica, xenófoba e falsa moralista. Curva acentuada à direita.
De que nos rimos quando nos rimos? Se eu dou um murro no estômago de alguém porque essa pessoa é chata isso é liberdade de expressão? Se o menino gordo de óculos é todos os dias alvo de piadinha na escola como é que este se vai sentir e reagir, caso ainda tenha forças para reagir? Se a outra pessoa não está a fim de piadas de mau gosto, piadas essas que assentes no preconceito promovem violência vamos lá e cutucamos.. Isso é ser livre?
O que me assusta é o pessoal dito de esquerda permitir que o seu cérebro se lave cá com uma pinta!! O que me assusta é que em nome do humor, que sequer são e inclusivo, e da liberdade que se quer igualmente edificante se incentive o ódio, o preconceito e má formação ética. De que falamos quando falamos de ética? De que falamos quando falamos de liberdade? Rir do outro é o mesmo do que rir com o outro? E o que é a espiritualidade com religião à parte? Mesmo eurocêntrica, a Europa está descentrada do seu centro. Precisa de dar umas meditadas. Parece. Pelo menos, visto de perto e à distância.

Ana Piu
Br, 08.01.2014

Escutar, olhar e expressar

Sem comentários:

Enviar um comentário