terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PORQUE GOSTO DE CIGANOS, APESAR DE NÃO SEREM PÊRA DOCE



As pêras muito doces criam-me fastio. Uma espécie de reviravolta no intestino delgado.As pêras mais ou menos doce até que gosto. São generosamente doçinhas sem enfastiar. A pêra doce mais ou menos doçinha dá-nos o sabor do tempo que levou a amadurecer entre chuvas e os estios. Entre a geada e a alvoarada. Os ciganos não são pêras doces. Os ciganos são aquilo que eles mesmos querem ser, por isso são pêras mais ou menos doçinhas. Alguns ciganos chamam gadjos aos não ciganos. Gadjos. Gajos. Os ciganos são um pessoal fixe quando não não lhes pisam os calos. Quem gosta que os seus calos sejam pisados? Os ciganos vivem há séculos com os calos pisados. Os ciganos vêm lembrar que antes de sermos sedentários, somos ou fomos nómadas. Ser nómada assusta, porque é mais dificil de controlar. Ter as suas próprias regras e leis assusta, porque quem quer poder necessita de ditar regras e leis que homogenizem. Os ciganos assustam porque lembram que há outros modos de vida. Os ciganos assustam porque quando alguém os tenta sistematizar sem escutar seus quereres está ferrado, usado e abusado. Os ciganos não são pêra doce, Ferram , usam e abusam do Estado que tanto providenciam o seu bem estar social como os expulsão. Os ciganos assustam porque são nómadas e da mesma terra que os expulsa. Os ciganos assustam porque acampam, porque vivem em clã, porque gostam de festa, porque são unidos e tratam as mulheres como todas as outras sociedades. Segregando-as, maltratando-as. Assustam porque são diferentes e iguais a quem os estigmatiza, segrega e expusa.

Eu gosto dos ciganos e das ciganas. Quando subo a um palco no meio da praça pública ou visto um figurino e canto e danço e brinco no meio dum hospiatal ou estabelecimento prisional são os primeiros a juntarem-se à festa. Eu gosto dos ciganos e das ciganas, porque gostam de música, de rir, de festa, de estar junto. Os ciganos que conheci são unidos. Acampam em grupo no jardim do hospital, do cemitério.
Quando visto uma saia comprida e levo a minha filha pela mão que poderia ser cigana pelo simples facto de ser mistura... Sou segregada, olhada de revés (e esta, hein? Por ser mistura ela poderia ser chinesa, japonesa, da Mongólia, amazonense, cigana. Enfim, por ser mistura é do mundo). Eu gosto dos ciganos, porque eles são do mundo. Eu assusto-me com a facilidade com que os segregam. Preseguem-nos e matam-nos, como nos campos nazis porque “simplesmente” vivem com outras regras. Assustam-me pessoas, sistemas, regimes que pretendem obrigar a que todos sejam iguais sem respeitar as suas vontades. Assusta-me e constrange-me a falsa integração das minorias, assente em paternalismos perpetuadores de desigualdades sociais. Assusta-me os conformistas,os conformados que por um estalinho de dedos contribuiem para holocaustos e mais tarde perguntam:”Como foi possível aquilo acontecer?”
Assustam-me os democráticos xenófobos,os democráticos dogmáticos que tão cheios de retóricas esquecem-se de olhar nos olhos das pessoas e ler os seus quereres, as suas inquietações, os seus medos e receios, os seus anseios, as suas emoções e sentir. DE escutar a sua voz, de ler o seu corpo.
Assusta-me a necessidade de bodes expiatórios. Assusta-me esquecermos de sermos humanos e celebramos a vida, o riso, a festa, a música, o abraço, o embaraço, a tristeza e a delicadeza. Assusta-me que o Reich volte. Assusta-me que não estejamos atentos à nossa contribuição para o IV Reich.Assusta-me e leviandade e a boçalidade. Assusta-me que a Humanidade repita velhos erros em menos de um séculoBuuuuuhhhhhhh, Piu! És cá uma assustadiça! Deseja lá bom ano para a malta! Ano novo vida nova!!

A piU
Br 1 de Janeiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário