segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

HOMENS GATOS

"És um homem ou és um rato?" O rapaz sentiu-se indignado com tal pergunta. Respondeu o que para ele parecia mais que óbvio: "Sou um homem gato!"

No quintal um coelho entra. Olha de longe. O quintal é visitado por três coelhos. Eles visitam por turnos. Nunca aparecem juntos. E ficam lá, de longe olhando com um olhar macio e atento.Há noite, lá pela hora que não há  vivalma, a manada decide passar a cerca de arame farpado e decide ir rua abaixo. Passam cheirando o lixo que empoleirado nas lixeiras de pé alto criam esculturas redondas com turbulências. As vacas correm rua abaixo. Não se sabe se fogem do dono ou se perdidas o procuram.

O saco do lixo está revolto. Dentro do quintal o saco do lixo está espalhado pelo chão. Mas como? Não há cachorros e os coelhos não fariam uma coisa dessas!

De regresso a casa penas de pássaro com uma réstia de sangue estão,enigmáticamente, perto do pé da mesa.

Lá fora um barulho. As ervas e os arbustos mexem-se ansiosamente. Um gato corre atrás de um coelho. Este consegues escapar-se.

De noite escutam-se os sacos de plástico, que dentro de um caixotão estão, remexidos.

O lagarto passa tranquila e cautelosamente no quintal.

Noite de insónia. Um gato mia, guincha anunciando o seu cio. Instintos maléficos são travados pela ética eclética e hermética.

O rei dos lagartos, o maior dos outros que visitam o quintal, esfuçinha um pacote de manteiga vazio.

As vacas têm feridas abertas. Os parasitas já não são comidos pelas garças.

Os três coelhos já não aparecem no quintal.

Os lagartos passam tranquila e cautelosamente, longe do bando de meninos que correm na expectativa de degustar aquela iguaria. Churrasco de lagarto.

O bando de meninos enxota o gato do caminho.

O bando de meninos não gosta de gatos intrometidos.

No depósito de água bem no meio da fazenda fazem um juramento:"Somos homens gatos! Um por todos , todos por um. Abaixo os gatos intrometidos e rivais!"

A piU
Br, Jan 2013



Sem comentários:

Enviar um comentário