terça-feira, 24 de junho de 2014

UM SILÊNCIO MUSICAL


O Chico Buarque faz anos. Muitas homenagens são prestadas via facebook aqui e além mar. Encaro com as primeiras que vem de além mar. Quando falo além mar refiro-me à minha terra de origem que não a trato por "terrinha" . Manias minhas! "Terrinha" remete-me para um lugar esquecido, com algum cheiro a mofo, empobrecido por circunstâncias históricas, sociais, culturais e politicas. Principalmente quando o termo é composto pelas duas elucidativas palavras de um modus vivendis operandis: "Santa terrinha". Enfim, para bom entendedor meia palavra basta. E cada um vive, opera e atua como muito bem entende com a salvaguarda de não arrancar olhos aos demais, tampouco atropelar. Penso que é o mínimo exigido para vivermos com uma certa harmonia e respeito pela diversidade humana, animal e vegetal.

O Chico tem feito parte da, diria, educação musical de várias gerações. Muitas vezes me tenho perguntado o porquê do quase total desconhecimento da música popular portuguesa em terras tropicais. Hoje, sem mais nem porquê, uma pergunta assaltou a minha mente, essa maluca que insiste em me dominar e que de vez em quando tenho de pausa-la: "Além da divulgação artística da produção portuguesa carecer de eficácia, quem escutava música portuguesa contemporânea do Chico? Ou melhor, quem no Brasil até 1985 conhecia José Afonso, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, até mesmo o guitarrista Carlos Paredes? Quem? Alguém conheceria, por supuesto. Bom, fica a pergunta em suspenso num silêncio musical.

Ana Piu
Brasil, 16.6.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário