quinta-feira, 5 de junho de 2014

SORRISO

"Use your smile to change this world, but don't let this world change your smile" /"Use o seu sorriso para mudar o mundo, mas não deixe que o mundo mude o seu sorriso"

Penso que esta frase é do Sebastião Salgado. Estava na página dele e eutraduzi o mais fiel possível. Gosto da frase e da imagem. Gosto da frase porque me encontro nela. Gosto da foto pelo seu brilho, não pelo seu exotismo. Poderia até ser um rosto disforme com um olhinho a brilhar numa boca risonha, mas igualmente disforme. Já encontrei muitos sorrisos por aí dessa família dos aparentementes disformes.

Saber sorrir para a vida é importante. Admiro muito aqueles que não perdem a capacidade de sorrir e rir, mesmo quando a vida lhes faz cara feia. Esses, cuja capacidade de levar a vida na ponta dos dedos, são me caros e inspiradores. Piro com quem ama incondicionalmente, com os que acompanham aqueles que lhe são caros até ao final da doença e da vida.

Eis a chave do enigma para os que me perguntam o que eu vim fazer na antropologia.  Vim dedicar tempo da minha reflexão sobre pessoas de carne e osso que riem, choram, perdem as forças, encorajam-se e não se esquecem de sorrir mesmo quando a vida lhes faz cara feia.

Ana Piu
Brasil, 3.6.2014



Sem comentários:

Enviar um comentário