segunda-feira, 30 de junho de 2014

GRACIAS A LA VIDA


"Gracias a la vida" é sempre bonito de escutar tanto na voz da Mercedes Soza, da Violeta Parra como da Elis. Gosto muito da profundidade da voz da Mercedes. Tem muito sentimento. Desta vez a Elis Regina não superou o compositor, como faz com o Chico e o com o Milton.

Violeta Parra, para mim, é uma chilena de referência, como o Vitor Jara e a minha professora de pintura, cujo nome não me recordo. Nos meus 16 anos na minha terra à beira mar plantada, essa minha professora chilena, além de me ter ensinado a pintar com café, nunca julgou o processo do trabalho. Nunca falou para nenhum aluno que por mais que ele tentasse nunca seria bom, nunca conseguiria.... Gosto profundamente desse tipo de pessoas, que incentivam e não desmoralizam. Lembro-me também dela dizer que se sentia um pouco desorientada, pois estava habituada a ter as Cordilheiras como referência espacial. Achei muito curioso. Anos mais tarde isso aconteceu-me e acontece-me com a ausência do mar.

Há uns meses atrás conheci um bonecreiro chileno na Argentina. Muito gente boa.
Gostaria de conhecer o Chile e seus habitantes. É o que tenho para dizer às vinte horas e vinte minutos do horário de Brasília no dia vinte e oito de Junho de dois mil e catorze.

Ana Piu
Brasil, 28.6.2014

foto: Violeta del Carmen Parra Sandoval (San Carlos, 4 de outubro de 1917 — Santiago do Chile, 5 de fevereiro de 1967) foi uma compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, considerada a mais importante folclorista daquele país e fundadora da música popular chilena.

Sem comentários:

Enviar um comentário