terça-feira, 24 de junho de 2014

QUEM SOU EU?

Anda por aí um filme que por aqui tem o titulo: "A culpa é das estrelas". Há muito que não ia ao cinema e confesso que tenho muita relutância a salas de cinema com público que masca pipoca e engole refris. Eu sei! Eu sei! Sou da velha guarda! Os filmes norte americanos também são escolhidos a dedo: David Lynch, Tarantino. Enfim... Gostos. E de fa(c)to aquela barulheira apocalíptica de perseguições e vinganças não me apraz.

Ontem chorámos no filme. Eu, a Nina e uma amiga. Talvez os cinéfolos (é assim que se escreve?) dirão que é um sucesso de bilheteira mas é tocante. Dois adolescentes com cancro/ câncer que se apaixonam. Quem já andou pelos corredores da oncologia bem sabe que tudo ainda é mais profundo. Mas a história está bem escrita, sem pieguices.

Ontem lembrei-me da história do meu avô que deitado na cama, paralisado, mas lúcido respondeu a uma sobrinha que gritava insistentemente ao seu ouvido, achando que ele estava desnorteado: "QUEM SOU EU, SENHOR MÁRIO?! VOCÊ SABE QUEM SOU EU?! QUEM SOU EU?!" Após um breve silêncio, onde deu espaço uns fornicoques internos da minha parte nos meus 24 anos, o senhor rapaz alentejano de conhecimentos simplórios, habituado talvez a que o fizessem passar por parvo/ lerdo respondeu:" Como é que eu vou saber quem tu és se tu não sabes quem és e perguntas-me?"


Grande avó Mário! Viva a lucidez e o bom o humor que dificilmente a ciência mede!

Ana Piu
Brasil, 21.6.2014
Funny... because it's true...

Sem comentários:

Enviar um comentário