terça-feira, 24 de junho de 2014

OS BRASILEIROS


(este texto foi escrito a pedido de um amigo de Brasilia que conheci em Lisboa, depois do mesmo ler o texto sobre "Os portugueses")

Em alguns aspectos, os brasileiros têm semelhanças com os portugueses. Olham de baixo para cima uns e do alto outros. Também tem a mania das grandezas novas ricas. Ser novo rico é muita mas muita cafona! Eu acho! Viver da aparência torce o intestino! Eu sinto! Tem gente muito solidária, amiga do peito sem nos conhecerem de lado nenhum. Têm gente com alto astral, trabalhadora e bola para a frente. É com esses que quero ficar do lado.

Os brasileiros têm uma ideia formada sobre si mesmos que são recetivos e alegres. Porém, a sua recetividade é relativa. não recebem da mesma maneira um haitiano que um sueco. Há um classicismo, um racismo e um machismo inerente. Não consideram os índios gente, os negros são de terceira categoria. Deparmo-nos com isso é deprimente.

A sua alegria por vezes é uma máscara de uma dor profunda, fruto da marcada desigualdade social e violência exercida em primeira mão pelo Estado. É lamentável uma sociedade machista, onde infelizmente tem de existir delegacias de mulheres para "salvaguardar" estas da violência doméstica. Poucos acedem à educação e alguns que acedem acham que são os maiores e os melhores.... É uma sociedade fixada nos valores norte americanos, onde as armas, aniquilar o outro e o lucro pelo lucro são admirados... Existe gente que não pensa assim. Existem uns deslumbrados pela França do século XIX.... Enfim... Uma sociedade que acha normal ter favelas e burocracia e desculpa-se com a herança esclavagista portuguesa de há 200 anos atrás... Uma sociedade com uma elite que para se proteger de si mesma vive em condomínios fechados e circula de helicóptero. Acha que na Europa todas as pessoas têm faxineira como aqui.... Sem comentários desta vez....

Por vezes, acham que todos os portugueses são burros e curtem levar vantagem. Acham que são mais espertos e inteligentes que os demais... De vez em quando tem de escutar:"Manooooo saí dessa. Mano a mano senão o meu bigode cresce! Brother dá cá mais cinco e amigos do peito que eu sou da Móraria"

Apesar de tudo e de alguns curto muito o Brasil e os meus amigos e amigas brasileiros. Curto sinceramente o povo brasileiro que é alegre e cordial e generoso verdadeiramente. 

Ana Piu
Brasil, 23.06.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário