segunda-feira, 15 de outubro de 2012

APRENDER A APRENDER


Ontem o meu amigo Dagoberto Feliz publicou por aqui uma homenagem aos seus professores desde os primórdios da sua mais tenra idade. Hoje é dia dos professores. Bem haja a todos os professores qque encaram a tarefa titânica de entrar numa sala de aula e enfrentar os que gostam de viajar no conhecimento e os que não apreciam lá muito!! Bom, mas essa é outra conversa. Porque é que é passado às pessoas, desde a sua pequenitude, que ir à escola é uma seca? Adiante!

Há uns anos atrás, no ISTA (International School of Theatre Anthropology) de 98 em Portugal, Eugénio Barba falava:"É importante aprender a aprender." Dessa altura aprendi" a valorizar mais os mestres", sem necessariamente bajulá-los. Confesso que a parte da bajulação cria-me graves fanicos, o que naturalmente tem um preço. Mas como qualquer posição ou aparente ausência desta tem um preço, prefiro mais mover-me pelo respeito do que pela bajulação.

Há uns meses atrás Carlos Simioni, ator pesquisador do Lume, fazia uma demonstração de trabalho no SESC de Campinas. Como condensar em cerca de 60 minutos 25 anos de trabalho de pesquisa? O que me chamou mais atenção foi a sua humildade na partilha do seu processo. Processo esse habitado por vários mestres que ao cruzarem-se consigo questionaram e questionam o seu percurso, tirando o tapete debaixo dos pés. Estar disponivel a ser questionado, mesmo quando já se é mestre como Simioni o é. E para fechar com chave de ouro sua demonstração de trabalho, Simi fala (paráfrase ;)) :"Um bom mestre é aquele que oferece ferramentas, mesmo que as soluções, as possiveis respostas não estejam à vista."

Humildade, generosidade em partilhar e trocar conhecimentos. Não estará o desafio de aprender a aprender no diálogo entre professor e aluno? Na reciprocidade da aprendizagem/aprendizado?
Picasso teria sido o que foi se o seu pai não tivesse sido professor de Belas Artes? A uma dada altura declara (paráfrase):" Vou deixar de pintar, pois Pabloa é melhor do que eu."

Ser mestre é não temer ser ultrapassado, por isso é que se é considerado como tal? Ser mestre é estar disponivel para quem quer aprender com todas as dificuldades que possa ter

E já agora, como quem não quer a coisa, deixo uma homenagem ao meu professor de Matemática do 7º ano, cujo o nome esqueci, que me estimulou a encarar a matemática como um jogo lógico. E eu que achava que era um zero à esquerda em Matemática!!... Ficava até altas horas resolver equações. Simplesmente por prazer! Prazer em aprender! O mesmo que dizia ao aluno quando este chegava ao quadro/loza:" Ponha-se à vontade como se estivesse em sua casa. Não beba é o uisqui todo." Ensinar com humor e inteligência!!

Deixo também uma homenagem oa professor Vitor, que era da filosofia mas que nos meus "singelos" 16 anos avolumou o meu gosto pela arte do ator. Esse mesmo professor que chama a atenção para o facto das nossas escolhas serem movidas por questões intimas, individuais. Uns vão para o teatro para se descobrirem, outros para se encontrarem, outros para se exibirem, outros para se manifestarem, e se expressarem. Cada um escolhe em função das suas inquietações. Bom, quanto a mim o que me move é a curiosidade em descobrir o que está ou deixa de estar dentro e fora dos meus lugares de conforto. Sair da zona de conforto e entrar na zona de confronto.

a piu
br,15 de Outubro de 201

Sem comentários:

Enviar um comentário