sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PEDANTISMO, ESSA COISA

"Aliás o pedantismo é a doença infantil da intelectualidade." escreve François Silvestre de Alencar  na revista Bravo em Julho 1998. Ora bem, já se passaram 15 anos depois dessa frase e a doença ainda está aí... Porquê? Chega a ser paradoxal a intelectualidade ser pedante, pois se o conhecimento pode esclarecer, abrir portas para um universo imenso do que está por conhecer a lógica seria  a humildade, o entusiasmo por quem se entusiasma de entrar nesse longo caminho intelectual. Por isso é que muitas vezes o fosso é enorme entre  intelectualidade, a intelligencia e os restantes comuns mortais. Por isso é que essa história de mudar o mundo ou mudar mundos não passam muitas vezes só da teoria." Ah! Porque não temos de ser benfeitores, altruístas!..." Tudo bem! E?... Para que serve o conhecimento? Tudo bem, para fazer carreira. Mas existem mil e uma formas de fazer carreira. Talvez não seja possível mudar o mundo, porque o mundo é enorme e cheio de gente, mas o meu posso. Por exemplo! Deixar de ser pedante! E por aí adiante!

Existem outras doenças infantis que urgem uma terapia, uma cura. Urge curar a infantilização e auto infantilização. De nos nivelarmos por baixo! É bom redescobrir a nossa espontaneidade, a nossa energia primeira, o nosso entusiasmo que é tão característico das crianças. Mas o que ainda é melhor é recuperar todos esses aspectos refutando o lado mais egoico que também é tão característico das crianças. Sermos espontâneos e estarmos atentos uns aos outros. Tantas paroles! Tanto palavrio! Mas se bebermos cada letra, cada olhar, cada sentir em espaçados goles desfrutando o sabor de ser sem vergonha de não sermos perfeitos e com orgulho de podermos nos reinventar com mais espontaneidade e menos pedantismo egoico.
Dançar com a vida, dançar com um mundo  cheio de gente, fazendo de alguns especiais. E por serem especiais não os magoarmos só porque não pensamos, nem reparamos. Não estarmos atentos uns aos outros não será uma forma de pedantismo? Opa! Tou aqui com uma manchinha. Sintoma de um pedantismo algum que tive com alguém!... Vou ter que ver isto! A primeira coisa é saber que não sei tudo. Posso fazer uma ideia, ter uma opinião. Mas não sei tudo. Ainda bem! Que chato seria saber tudo! Perderia a razão de viver! Não nos surpreendermos deve ser muito chato!!

A piU
Br, 30.08.2013



Sem comentários:

Enviar um comentário