segunda-feira, 4 de julho de 2016

SORRIR PARA A VIDA É DOS ATOS MAIS REVOLUCIONÁRIOS

FFF. Assim imaginei um texto acerca de sorrir para a vida e rir com a mesma e afugentar o que está a mais. No caderninho de anotação está escrito com bic vermelha de escrita fina: FFF: quem é leviano na vida é porque nunca teve de sustentar Filhos, nunca degustou o sabor da Fome e nunca se Fooooo..... Ferrou na vida.
E como dar a volta ao texto? ....................... SORRIR PARA A VIDA, mesmo quando tudo parece desabar à volta. Sempre que fecho os olhos, respiro fundo e imagino coisas boas para a minha, para a nossa vida de vez em quando encontro um beija flor mesmo ao meu lado. Outro dia encontrei um bem no centro de São Paulo. Quem diria?

Hoje uma ideia provocativa assaltou-me as ideias: será que os coxinhas acham que a coca coca com o seu logo vermelho é uma conspiração do "inimigo"? Enfim, para quem acha que as ciclovias são da cor que são é porque foram feitas por 'petralhas', a pessoa já espera tudo. Temos de avisá-los que as ciclovias no mundo inteiro são geralmente vermelhas e que o mundo é uma grande aldeia global e que a situação atual do Brasil é fruto duma conjetura neo liberal maior. Só que por estas bandas a lógica feudal com a respectiva criadagem e o coronelismo ainda não acabaram, e quem tem mais privilégios tem muito medo que todos vivam duma forma digna do seu trabalho.  Em poucas palavras, uma elite desinformada que chegam a ser uma piada para as outras elites, que não deixam de o ser. O que resta é citar a Lídia Franco lá nos idos anos 80 numa série cómica do Herman José em Portugal: "Marx morreu, Cristo também. E eu já não me sinto nada bem!"
Quanto a mim digo:" Marx morreu, Cristo também e eu faço de tudo para me sentir bem. E acredito profundamente que fazermos a diferença é valorizarmo-nos diariamente enquanto seres humanos e a força do nosso trabalho. E isso não é uma conversa fiada utópica, porque a vida não é feita só de negócio e passar por cima do outro só porque sim.

Agora fecho os olhos e rego o meu jardinzinho com positividade e também humor. Não esquecendo que uma das personagens do romance "A Brincadeira" do Millan Kundera escreveu como brincadeira à namorada, que fazia parte do Comité Central: "O  otimismo é o ópio do povo!" Resultado: foi parar à Sibéria em trabalhos forçados. Quem manda ter uma namorada mal humorada, fanática e delatora? Quem manda viver num país com um regime totalitário, regime esse comunista que foi tão mau ou pior que o de Hitler? Nesse caso ele não escolheu viver nesse país. Não tinha saída. E quando não se tem saída é Foooo.... lixado.

E VIVAM OS BEIJA FLORES!

Ana Piu
Brasil, 04.07.2016



Sem comentários:

Enviar um comentário