quinta-feira, 7 de julho de 2016

ARTE E A CULTURA COMO UMA NECESSIDADE BÁSICA PARA TOD@S*

" Discutiu-se muito sobre as formas diretas de censura sob os diversos regimes sociais e políticos que no mundo existem ou existiram, a proibição de livros e jornais incômodos ou perigosos e o destino de desterro, cárcere ou cemitério de alguns escritores e jornalistas. (...)
Desconfiemos dos aplausos. Às vezes, nos felicitam os que nos consideram inócuos.
Escrevemos para despistar a morte e estrangular os fantasmas que nos acossam por dentro; mas o que escrevemos pode ser historicamente útil apenas quando, de alguma forma, coincide com a
necessidade coletiva de conquista da identidade. Isto, creio, é o que nós gostaríamos; que ao dizer "Sou assim" e oferecer-se, o escritor pudesse ajudar muitos a tomarem consciência do que são.
Como meio de revelação da identidade coletiva, a arte deveria ser considerada um artigo de primeira (...) necessidade, e não um luxo. Mas na América Latina o acesso aos produtos de arte e cultura está
vedado à imensa maioria."
GALEANO, Eduardo. A descoberta da América (que ainda não houve). 2ed. Trad. Eric Nepomuceno. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1990. p.7 - 45. Série Síntese Universitária.
* Titulo de minha autoria

Sem comentários:

Enviar um comentário