quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PIADINHAS DO CÓRÓCÓCÓ




Eyes
© N I C O L I N O • S A P I O




Meu querido diário,

alguém me pergunta se eu sei porque é que se conta piadas de português no Brasil. Respiro fundo depois de uma manhã de palhaçaria com crianças. Respondo de pronto: porque a incapacidade do pessoal se rir de si próprio é escassa. Rirmos-nos de nós mesmos manifesta humildade e inteligência. Também sei porque se conta piada de português, porque aqui a desigualdade de oportunidades, as relações de poder são tão grandes e mesquinhas que cada um quer se mostrar mais inteligente que o outro e não se toca que ao rir-se do português lerdo e colonizador está-se a rir de si mesmo. Também penso que não é pela erudição dos livros que as pessoas se destacam. Destacam-se por serem empáticas, caso contrário perpetuam relações de violência e descriminação. Também há piada de português, brasileira bunda na Europa, brasileiro querendo ganhar vantagem na Europa e outras xenofobias que não tolero. Sou intolerante com a intolerância e descriminação que é um ato de violência.

Durante a minha infância contavam-se muitas piadas de negro. Considero degradante e pouco honroso.

Por outro lado tenho amigos brasileiros desde os meus tempos de escola em Portugal e outros que fui fazendo em terras lusas e europeias. Guardo a nossa amizade com carinho e respeito.

Ana Piu
Brasil, 5.2.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário