segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DO CIMO DA ÁRVORE, BALOIÇANDO NUM RAMO PERIFÉRICO


Pois é! Eu torço pela copa das árvores, para a que a desflorestação do pulmão do mundo páre. A floresta amazónica não é nem do Brasil, nem dos EUA. Pertence ao planeta terra onde vivem seres vivos, entre eles os seres humanos. Mas tem mais! Tem os animais, plantas e outros seres que nem os vemos pela sua microscopocidade.

Eu torço pela vida! Torçam-me o pescoço se quiserem, ignorem-me. Já estou habituada. Mas onde a coisa cheira mal, fede, a mosca aparece sempre. bzzzzzzzz Sou eu!

Há uns dias atrás dei de caras com uma publicação de um sujeito que não conheço pessoalmente mas que o adicionei por ser amigo de um amigo meu, que por acaso é doutor da alegria. Adicionei-o porque ele estava na frente de um movimento de artistas do Estado de São Paulo. Considerei a proposta, a causa interessante e importante. Os artistas do espetáculo juntarem-se para defenderem a sua profissão.

Esse mesmo sujeito escreve aqui no faci, mais ou menos isto:" Não me convidem para manifestações contra a copa, porque eu adoro futebol."
Adorar futebol, desporto é uma coisa; compactuar com medidas de higienização e segregação é outra.

"Que falta de educação vir para aqu comentar nos postes dos outros. Se não está bem, procure os seus parceiros. " Mais ou menos isto, de forma reduzida que ele me respondeu. Respondi que os meus parceiros é a Humanidade, o direito à vida e à sua dignificação.

Depois, apaguei-o da minha lista de amigos facebookianos. Não conheço o rapaz pessoalmente e uma pessoa que orgulhosamente escreve:"Salvé copa! Tenho orgulho em ser brasileiro! E essas manifestações da burguesia não me dizem nada" ... Fico um pouco confusa. Penso mesmo! Granda confusão! Quem está a sofrer com a copa não essa dita burguesia (aiiiii que termo tão ultrapassado...) e sim a periferia. Ainda pensei que ele estivesse a ironiar, no provocanço. Vou à página dele e vejo uma publicação da bandeira de Cuba. Aiiiiiaaaa agora já nem sei o que pensar! Viva Cuba! Viva a Copa! Granda milk shake!

Sobre Cuba é outro texto! Tenho curiosidade de conhecer Cuba pessoalmente. É preciso ir lá para ver e escutar quem lá vive.

Mas uma pergunta fica suspensa no meu sentir e pensar: quem não dá valor à vida o que é que anda a fazer na mesma? A tentar apanhar bonés e bandeira numa salada de frutas transgénica. Genial! Mas não convence. E pergunto-me ainda: que conversas e leituras, já que a pessoa parece ser tão informada, realiza com os outros e dentro de si. Revolucionários assim para quê existirem reacionários?

Ok!Ok! Vou já embora! Não seja por isso! Se a minha educação o incomoda imagino o quanto a Humanidade não o poderá incomodar! Seja feliz a gritar Gooooooool! Vou só ali subir a uma árvore como o Barão Trepador do Italo Calvino e já volto! 

A Na Piu
Brasil, 9.2.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário