terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ELSE MARIE LAUVICK

"I am now 66 years old- I have reached the age of nostalgia and I feel a need and a desire to look back in time. Creativity is like a continuous act of giving birth and all the figures that I have given life to in the theatre, are my stage children, that I would like to encounter and to revive once more."

MY STAGE CHILDREN, My life with Odin Teatret- with words, songs, and filme
Else Marie  Lauvick

Diante da Else Marie, da Roberta Carreri, da Julia Varley, do Eugénio Barba simplesmente assisto. Escuto. Talvez por intimidação, admiração não falo. Idolatria não. Nunca idolatrei ninguém. Isso tem um preço, mas prefiro pagar esse preço a olhar o outro com cegueira. Prefiro escutar e observar  atentamente em silêncio quem não pede para ser idolatrada, que se afirma pelo seu trabalho. O trabalho fala por si mostrando os caminhos sinuosos com desertos e oásis diante de um mar de possibilidade onde as estrelas guias nos dão alguma direção num caminho que nosso temos de nos responsabilizar por ele. Ao assistir ao trabalho do Odin Teatret dirigo aos poucos aquela partilha de anos, décadas condensada em minutos, em horas, por vezes em dias. Diante de anos de trabalho, de entrega, de pesquisa o que me resta é escutar e observar.

Delicadeza, força, energia, vitalidade, perseverança. Else Marie hoje tem 69 anos. Tomo Else Marie como  uma fonte de inspiração enquanto atriz e principalmente como pessoa.  O seu olhar, a sua disponibilidade em conversar nos corredores, fora da cena.

Não idolatro, porém diante de décadas de dedicação não tenho nada para questionar ou comentar. Uma simples aprendiz que vai aprendendo a aprender.

Sempre que assisto a uma demonstração de trabalho emociono-me. Sempre, mas sempre aquelas perguntas aparecem, espreitam para ficar:"O que nos faz vir? O que nos faz ficar? O que nos faz continuar e não desistir?"

Ana Piu
Barão Geraldo, Brasil 4.2.2014





Else Marie Laukvik nasceu em 1944 em Oslo , Noruega. Ela foi um dos cinco jovens que concordaram em trabalhar com o então desconhecido Eugenio Barba em Oslo em 1964. Else Marie seguiu o grupo para Holstebro , Dinamarca . Suas experiências como ator são publicados no caminho do Ator , editado por Erik Exe Christoffersen . Ao mesmo tempo em que ela estava se apresentando com Odin Teatret , Else Marie trabalhou como diretor de Teatret Marquez em Aarhus , na Dinamarca , de 1981 a 1991, e de 1993 a 2004. Como uma atriz Else Marie também colaborou com o Teatro Tascabile di Bergamo (Itália), em 1996. Ela trabalhou como diretor independente com Munin Teatret (Dinamarca) , em 1997 , Teatro Actores Aliados ( Itália ) em 1999, Rogo Teatro (Itália) em 2002, Associazione Culturale Teatro dell'Albero (Itália) em 2003. Else Marie Laukvik turnê para a Austrália e Nova Zelândia em 2004, como diretor do desempenho Ingeborg Stuckenberg , Teatret Marquez, dando palestras em universidades sobre a história de Odin Teatret . Else Marie trabalhou como diretor com o trio musical Kabaret Wagon , tornando En tu pequeña Vida em 2005, ea Orquestra de macaco , uma performance para crianças , em 2006. Em 2007 , dirigiu o Tigres com fome de desempenho cabaré com o novo duo teatro Mia & Max . Else Marie Laukvik criou My Children Stage , uma performance que apresenta todos os seus personagens palco ao vivo e através de fragmentos de filmes.

fonte: http://www.odinteatret.dk/about-us/actors/else-marie-laukvik.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário