quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CARTA ABERTA AO SUKUROV ( SÉRIE: Fujam! Fujam! Que os russos andam aí! E essa tuga nunca inspirou confiança! Com uma verruga no nariz e de olho claro, deve ser uma bruxa moskovita!)

Querido Aleksandr, bem sei que não me conheces nem eu te conheço pessoalmente, mas admiro muito os teus filmes. Uma vez corri tanto, entre moto, comboio, metro e correria mas tanto mesmo para ver " A mãe" na sala do King em Lisboa ( não sei se ainda existe ou tornou-se um templo duma qualquer igreja de um suposto amor universal) que adormeci um pouquinho nesse filme que é pura pintura e poesia.
Depois, mais tarde, assisti a um ciclo teu no festival internacional de cinema de Vila do Conde. Bem sei que é um tipo de cinema que nem todos apreciam. Não considero que seja intelectualoide. Pelo contrário. Toca o sentimento, a emoção.
Ontem da minha cadeira de verga como existem nos trópicos esfreguei as mãos quando encontrei a tua filmografia no you tube. Os olhos rebolaram. Ao fim de 20 minutos a net caiu e fiquei sem conseguir acessar novamente à mesma durante um bom tempo. Das duas uma ou a minha net é tão lenta que isso acontece hmmmmm. Pode ser... ou rastrearam quem era a ?
" subversiva" que vê filmes russos no continente onde os filmes para terem sucesso precisam da fórmula sexo, armas e perseguições. Chiça! E nós que levamos com essa banhada o tempo todo, mas um filme teu que fala sobre a condição humana e as suas relações já é motivo de teoria da constipação.
Ai Aleksandr... Só para rir. Aqui para nós que alguns nos ouvem. Se a mentalidade do velho mundo está cansada por desnutrição de espiritualidade a mentalidade do novo mundo é como daquele adolescente que pensa já sabe tudo. Enfim.
abraçovski
Anuska Mija Prakova
from United States of Sounth of America
11.02.2016
Sabes, querido Sukurov eu que sempre fui despudorada em relação ao corpo aqui temos de ter atenção porque pode ser mal interpretado. Sabes aquela fase das crianças que olham o corpo uns dos outros e riem-se escondendo o rosto? Só que com o detalhe da malicia importada da Globo.

IMAGEM: Sokurov: A Spiritual Voice

Brasil, 11.02.2016
Não fiques assim! És russo. E depois? Eu também sou portuguesa. Qual é o problema?

Alexandr Nikolaevitch Sokurov (em russo: Александр Николаевич Сокуров; Podorvikha, distrito de Irkutsk, 1951) é um cineasta russo. Suas obras mais significativas incluem um longa-metragem, Arca Russa (2002), filmado em um único tiro não editado, e Faust (2011), que foi homenageado com o Leão de Ouro, o maior prêmio para o melhor filme no Festival de Cinema de Veneza.





Sem comentários:

Enviar um comentário