terça-feira, 30 de setembro de 2014

VERDADES PLANETÁRIAS

O que é a verdade e mentira sempre soa aquela coisa do bem e do mal. Uma espécie de maniqueísmo do género tipo assim: Gostas mais do pai ou da mãe?  Ou até mesmo: És de esquerda esquerda, esquerda centro, esquerda centro a dar para a direita ou esquerda direita e troca o passo? És dos meus ou és ateu? És assim ou és assado? Vives com os olhos postos no passado e pensas no futuro?

E o presente que o presente nos dá?

Mas afinal o que é isso da verdade? Aliás, Verdade com V grande! Abro aquele livrinho de meditação que convida à prática da simplicidade, à escuta da batida cardíaca sem que venha algum barbudo ou até mesmo imberbe dizer:" Venham! Venham! Este é o caminho da luz!"

Somos feitos de luz e sombras. Isso é maniqueísta? Hmmmm Uma pintura ou uma foto é feita de luz e sombras com nuances, tonalidades, intensidades mais suaves ou mais densas. A lua é sempre a mesma, mas ora cresce ora míngua. Ora eclipsa ora ilumina. Assim como o sol, dependendo de como se posiciona.

Muitas vezes caminhamos sombriamente em dias de esplendoroso sol, brilhamos também quando parece que nada se vislumbra. Somos o modo como nos iluminamos por dentro e esse trabalho é só nosso, interno, solitário para que com paciência rumemos à nossa Verdade. A verdade do aqui e aqui. do aqui e agora, despojados de sentimentos negativos que nos aprisionam. No positivo somos música por dentro.

Uma coisa sei bem que é verdade os Pink Floyd são muita booons. É UMA VERDADE PLANETÁRIA! Eh eh eh Escuta-los é incansável desde as voltinhas de carro pelos "caminhos de Portugal onde eu vi tanta coisa linda vi um mundo sem igual" na pré adolescência com as tais cassetes, assim como o ritual de limpar e virar o LP no velho gira discos,  até às horas de trabalho em frente ao computer com o you tube à mão de semear.

Volto a abrir o livro de meditation: "Fique longe da meditação caso você tenha maior apreço pela escuridão do que pela luz, se a venda que encobre seus olhos, impedindo sua visão clara e ampla, lhe é confortável ou até mesmo natural; se a cegueira interna é tomada por visão, porque a meditação colocará fim na argumentação, mesmo que ela soe lógica e razoável. Não é possível mentir para o próprio coração, e meditar é acima de tudo, sentir." (Diógenes Mira)

Ana Piu
Br, 30.09.2014



Sem comentários:

Enviar um comentário