terça-feira, 16 de setembro de 2014

FESTA É FESTA!



Não fui por razões óbvias de distância física. Há um bom par de anos que não vou pelas mesmas razões. A primeira que fui (tinha 11 anos) ainda era no Alto da Ajuda. À festa devo gratidão profunda pelo teatro (Avanteatro), pela Bienal de Artes Plásticas, pela música de qualidade em várias vertentes e estilos (desde o rock ao jazz, passando pela música popular portuguesa, brasileira e outros destinos) , pela bela livraria (onde conheci o humor do Quino e escritores latino americanos de realismo fantástico) , pelo sentido de festa, pelo sentido de liberdade e solidariedade.

É uma festa do partido comunista? É sim senhora. E organizam-na muito bem desde há décadas. Confesso que nunca parei para escutar o carismático Álvaro Cunhal, que merece todo o respeito mesmo que eventualmente não concordemos com tudo. E digo já. Não concordo com autoritarismo e massificação do pensamento e das ações quotidianas. Pois é, na próxima escrevo sobre a lavagem cerebral contra os comunistas assentes em fascismos e outros imperialismos. Podemos encontrar criticas uns nos outros, mas desde que a base contenha informação. Isto é, estarmos informados reflexivamente, e não ideias pre concebidas empacotadas.

Para já, VIVA A FESTA PARA QUE NOS ABRA A TESTA PORQUE SEM ESTA TAMBÉM SERIA UMA ETERNA SESTA. E já é tempo de acordarmos para outros paradigmas que não sejam nem da competição, muito menos do preconceito. Diria, o paradigma da cooperação e da valorização mesmo que não estejamos sempre de acordo uns com os outros. Isso faz parte e mostra que afinal não somos soldadinhos de chumbo. Ufff ainda bem! Ser soldadinho de chumbo deve fazer mal aos ossos, além de fazer bastante calor e frio andar a toque de caixa.


Ana Piu
Br, 08.09.2014

Foto: Avante sempre!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário