sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SÁBIO TEMPO

 E um dos  médico sem fronteiras fala para o fotógrafo antes deste decidir partir, de volta a França, caminhando vários dias a pé até ao Paquistão:
- A gente te achava um cara meio cheio de si, mas agora deu uma esvaziada.
- Eu estava tão inchado assim?


Numas páginas anteriores o mesmo médico fala que aquela missão fez-lhe bem. Aprendeu a ser menos bobo.

Pois, de facto perante situações limite e de vulnerabilidade aprendemos a ser menos bobos. E o que é ser bobo? Teremos sempre a consciência ou a inconsciência suficiente de estarmo demasiado cheios de nós mesmos?

Lá fora os muros estão pintados de novo. Rosa e amarelo. Há quem não goste. Considera inadequado para o lugar. A mim lembra-me as casas de pescadores junto à praia. "Pois, mas você é da alegria, por isso gosta." "Alegria nem sei se é bem o termo para o caso. Ironia. Sim, realmente pintado assim parece uma creche. Dessa ironia gosto. Adoroooooo!"

Encaro o computador. Volto-me a lembrar dos 9 anos que visitei semanalmente os hospitais como dótora palhaça (não me chamem palhaçinha por favor! Que me chega a mostarda ao nariz! ;) ) e que ao fim de um tempo entendi o quanto somos bobos em perder tempo na vida, não a vivendo. Não a aproveitando com alma. Caindo em rotinas de nós próprios onde as relações de poder além de desnecessárias revelam as inseguranças de cada um.

Estou diante do computador e é disso que quero falar. É sobre isso que quero escrever. Talvez seja boba, mas duma coisa tenho a certeza: um dia morrerei, como todos nós, até lá não quero surtar só porque sim. Gosto de me mover por motivações.

Daqui a uma semana é o meu aniversário. Gosto da idade que tenho. Também gosto de pensar que viverei mais 40 ou 50 anos. Gosto também de acreditar que podemos evitar a guerra dentro de nós e entre nós. Grande e belo desafio.

Hoje pintei as unhas de mostarda atômica. Gostei do nome e da cor. Então pintei. Gosto dessas pequenas bobalhices que brotam de mim. Gosto de fazer sorrir. Gosto de sorrir. Rir também. Adoro ironia assim como adoro intuir que o tempo é sábio.


Ana Piu
Br 19.09.2014



Sem comentários:

Enviar um comentário