segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Setembro

(ilustração de Bernardo Carvalho)

Setembro. Mês 9. Nove meses mergulhada num tal de líquido amniótico. Glub! Glub! E de repente!... Luz! Setembro. Final do Verão. Os dias ficam mais pequenos. As noites arrefecem. Para quem é criança os dias são enoooormes, mesmo quando faz frio. Setembro. Começo de Outono. Fim das férias grandes. Adeus Verão! Adeus!
Depois de umas braçadas nesse liquido amniótico chego cá fora. Tum! Tum! Tum! Tum! Mais dia menos dia o ar vai-me faltar! Asma! Alguma coisa se está a passar! Ou não se está a passar! Passados 6 meses os chaimites saem à rua com cravos e sorrisos. O povo chora de comoção. Tum! Tum! Tum! Tum! A asma continua. Eh lá! Aqui há gato! Aliás, gatinhos! Aquela farfalheira que me pespega no hospital! Ao fundo escuta-se:"A menina tá outra vez com gatinhos!" Ah ah! Tão a falar de mim! Eu sou a menina! Tum! Tum! Tum! Tum!

Em frente ao espelho olho-me com orgulho. "Já tenho 9 anos! Mais um ano e tenho duas mãos de idade. Quando me perguntarem a idade vou mostrar daqui a um ano as duas mãos abertas! Sim, senhora!" Pena as aulas começarem em Outubro... Os meus colegas de escola não podem virem à minha festa. Gosto de festas. Festas rijas e festas na cabeça! Ligo a telefonia e escuto "Quando o telefone toca" (programa de discos pedidos.yéé I'm an old fashion...) ou "Quando o telefone chora" (discos pedidos de temas antigos). Mas sempre me intrigou o pessoal que para lá ligava, dizia a frase publicitária e na hora de escolher o tema respondia ao locutor:"Pode escolher vc!" Ele há com cada um nesta vida! Ora, a pessoa tem oportunidade de escolher. Tem tempo de antena e descarta-se?! E não escolhe?!?! Olha que esta?! Com 9 anos já não tenho asma, apesar de me dar fanicos quando a mostardita me chega ao nariz. De pequenino se torce o pepino... 

19 anos. Sair do seio familiar e partilhar o espaço doméstico com os demais. iuuuu! Epopeia! Trimmmm "Tou, vó! Como é que se faz arroz? Ã! Ã! E sopa? ooops Espera aí que me está a cheirar a queimado!"

29 anos. Prova de fogo. Há momentos na vida que das duas uma: ou submergimos ou a ficamos quase imunes para todo o sempre. Envelheço e volto a rejuvenescer.

39 anos estão aí à porta. UTLA! Gosto da idade que tenho. Sinceramente gosto. Já consigo gerir mais ou menos os meus fanicos. Cof Cof. O peito eriça perante aquilo que considero injusto, desonesto. Aaaaah mas como é difícil avaliar o que é injusto e desonesto! Espera aí! Vou dar uma olhada na wikipédia!...

Setembro já não é fim do Verão e sim o seu inicio. Aliás! É a Primavera! A minha estação preferida! Primavera traz promessas e os gatinhos fogem do peito pelos campos afora.

Enfim, uma vida que é o samba do crioulo doido. Um grande abacaxi para descascar!

A piU
Br, 1 de Setembro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário