quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ELE HÁ COISAS LEVADAS DA BRECA



 Naquele Natal já não ia cuspir para cima da gaita de beiços, nem articular fragmentos de versos dum menino Jesus que fora lá pelos seus 7 anos, num Alentejo laico cristão. Nem dizer:”Linda menina! Já sabes pôr a mesa! Uma senhora! Tás uma senhora! Mas o que eu cá gostava mesmo que um dos meus netos fosse para a marinha!” Vá-se lá saber porquê de tal desejo! A sua netinha provavelmente não estaria contemplada nesse sonho. De todas as formas naquela tarde a sua jovem neta ao se sentar no chão junto à sua cama sentiu a sua mão a navegar num liquido morno. Aaaaaarrrghhh O que é isto! Chiça! Aaaaaahhh E agora o penico quebrou!! Ca nojoooooo! E aquele corpo inerte do lado direito paradinho, mas a cabeçinha viva. Vivinha da silva. Bom, a limpar que vêm aí visitas!!
- Sô Mário! SÔ MÁRIO! TÁ ME OUVIR?!! Sabe quem sou eu? Sabe? Quem sou eu? Quem sou eu? EU?
“Olha-me esta!”, pensou a jovem neta. E o sô Mário continuou calado, mas aquilo passou dos limites. O raça da sobrinha não parava de repetir:”Eu? Quem sou?” Uma arara. Parece uma arara desgovernada.
Da boca meio torcida do sô Mário sai a resposta: ”Olha!... Se não sabes quem tu és, sou eu que vou saber!?”
A jovem neta saiu dali com uma lição de humor alentejano para o resto da vida. Talvez depois disso já não tenha havido mais nenhum Natal com o sô Mário a dizer:”Próximo Natal já cá não tou!’ Mas a jovem neta acha que os dois sabiam que alminhas benevolentes que se abeiram de camas de frágeis corpos merecem rabias destas. Se não merecem, pelo menos estão a pedi-las.

A piU 

BR, 6 de Agosto de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário