quinta-feira, 14 de outubro de 2021

MADAME CRÔQUÉTE'S CRÓNICA


 Madame Crôquétes poderia ser ou é uma personagem ou persona dum qualquer roteiro de cinema mudo do Chaplin ao Eisentein. Sim, são dois realizadores europeus . Não há que sentir vergonha ou constragimento de se ser europeu. Vergonha e constrangimento é querer subjugar e desprezar terceiros. 

 O primeiro britânico foi perseguido nos EUA aquando, sim aquando é o meu jeito de fala r e escrever sem imposições respeitando a lingua viva que é no caso o português que também serviu para o projeto politico de aniquilar identidades e unir povos pela luta pela Independência - leia-se e conheça-se Mia Couto. Sair das polaridades é emancipatório. Já o Eisentein úm cineasta russo do inicio do stalinismo.

 Madame Crôquétes foi criada por volta de 2001/02 em Portugal. Portugal agora 'tá chique, mas para os trabalhadores da cultura a m.. erda continua a ser a mesma. Será que algum petista do " não dá mais o Brasil" vem trazer alguma formula mágica para Portugal? Seja bem vind@ com a devida consciência de classe e da luta das classe trabalhadora portuguesa ao invés de assumir o papel de padreco de apontar podres a pessoas que nunca usufriram do colonialismo.  Madame Crôquétes aa compreensão, entendimento e conhecimento histórico. 

 Madame Crôquétes é uma senhora que surge 100 anos depois da Belle Époque. Repare-se nas botas  alentejanas, botas dos trabalhadores/ camponeses do sul de Portugal, região enclave entre a Europa e a África.

Madame Crôquétes com a sua bolsinha com a moeda anterior ao euro que depois da entrada na União Europeia tudo aumentou para o dobro, mas mesmo assim pagar com euros é chique, dá aquea sensação que estamos na Europa civilizada.

Madame Crôquétes  ri mas ri de quem chama ao Alentejo, terra dos seus avós trabalhadores explorados de EUROPA. Ri mas abraça, acolhe por que estarmos informados é um movimento. Como  Madame Crôquétes está do lado Movimento Sem Terra, dos Movimentos Indigenas, e Afro descendentes como também está do lado dos trabalhadores do seu povo, que no caso é o português.  O preconceito fruto do desconhecimento é uma perpetuação da violência capitalista, obscurantista.

Prosperidade aos brasileiros e barsileiras , descendentes de portugueses, indigenas, negros e outros do mundo inteiro com conhecimento de causa que visitam, passam ou residem em Portugal. CONHECER A HIST[ORIA É UM ATO DE AMOR QUE NOS TIRA DOS DISCURSOS DE ÓDIO OU ODIOSOS ACHANDO QUE ESTAMOS A DEFENDER A JUSTIÇA E IGUALDADE. - Escrevo em maísculas como um sublinhar, não tomem com um grito descontrolado... Embora... Por vezes me descontrol diante das im´[umeras manid-festações de ignorÂncia e preconceito. EU HONRO OS MEUS AVÓS PORTUGUESES TRABALHADORES E ISSO NINGUÉM PISA!

Conhecer a História é muito sensual. Você sente tesão pela ignorância? Cri... Cri... Cri. E-U N-Ã-O!!!! VITÓRIA AO DISECERNIMENTO E A VIDA SORRI E ABRE CAMINHOS! Bárbaro isso, não? Sem nhanhanha.

Namachá, Namaçorda! 

A Piu

Campinas SP 14/10/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário