sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ANITA NA SUA EUROPA


 Eu nunca morei na Suiça.Tenho sérias, serissimas dúvidas se me adaptaria. Tão asséptica, tão bem comportada, tão clean, tão modelo, tão silenciosa, tão barulhenta controlada. Acho que surtaria. Pronto esta é uma ideia preconcebida que eu tenho acerca " Chuicha", que é como o tipico emigrante tuga da santa terrinha fala. Da Chuicha conheço os " chiclates", os " ralógios" e as "naifas" - naifa é uma giria que vem de knife que atalhando é "canibete", para os que trocam os vês pelo bês. 

Nunca tive na Suiça, a não ser numa dessas escalas aeronauticas, mas nem saí do aeroporto. Logo da Suiça conheço pelos filmes e fotos. Também que é um paraíso fiscal, antro de dinheiros colocados em bancos fruto de corrupções várias de países espalhados pelo mundo, nomeadamente sob o jugo de ditaduras e genocidios. A Suiça dever ter uma enegia no campo dos copos subtis muita mas muita marafada, só que lá está a maquiagem social deve conseguir cobrir aqui e ali aos mais desatentos ou desavisados. Mas na Suiça existem várias organizações pela paz e o Carl Jung é de lá. Aí já a curiosidade emerge. Mas não sonho viver na Suiça, como não sonho viver na terra do Tio Sam. Gosto do Bob Dylan, da Patti Smith, da Susan Sontag, do Lou Reed, do David Byrne e até gostaria de conhecer NY, mas não morro de amores pelo American Way of Life.  Mas se fosse para a  Suiça ou para os States tentaria conhecer melhor a História daquele lugar, suas resistências e re existências e nutrir admiração e carinho pelo povo, mesmo que os seus manda chuva sejam de se jogar as mãos à cabeça e se arrote muita cueca cuela.

Tenho dificuldade de entender porque alguém pode ir para um país levando um ranço histórico assente na mentira. Como se irá relacionar com as pessoas que lá estão, com o lugar? Uma verdade não me ofende. O que me ofende é a mentira. Afirmar que a Europa causou profundos estragos nos outros continentes é uma verdade lamentável. Que o genocidio aos povos originários é muito maior que o Holocausto e ninguém fala publicamente para que todos entendamos com a devida seriedade é muito grave. Agora afirmar que o Estado Previdência de Portugal que é mais que manco mas que é fruto da luta dos trabalhadores é do saque do roubo ao Brasil?!?! ISSO SIM É OFENSIVO. Eu não quereria viver num país de cara lavada, mas cheio de manchas na pele escondidas com cremes cheirosos e caros, que vive da corrupção mundial ou de saques que aconteceram ou acontecem. Eu não me sentiria bem de estar num lugar onde o odor a podre sente-se a léguas e eu ainda distorço factos históricos porque nem me dou conta que o que me ensinaram na escola é mentira para servir justamente o poder. Vocè, sim você que é um tantinho reativo e gosta de ser beijado, fica ofendido por alguém chamar atenção? Chamar a atenção é um ato de amor com a esperança de sairmos da ignorância, se não os beijos sabem bem até um certo ponto mas traz sempre um traguinho de gosto amargo, azedo, estragado, fora de validade. Validarmos-nos mutuamente é muito bom. Dá saúde e faz crescer o amore. 

Olhem, aqui sou eu na minha Abóboda city, um lugar suburbano que por acaso é na Europa periférica, mas poderia ser aqui no Abc Paulista ou no interior de São Paulo. Sou eu, vestida de preto como muitos de nós já passou por essa fase dark side of the moon com as benditas botas alentejanas. Eu com o melhor amigo do ser humano: um cachorro. Mas mesmo assim eu continuo a amar e a acreditar na Humanidade de todes nós. Os cachorros não desenvolvem o sentido critico, mas dos humanos espera-se que aproveitem essa apetência. Uma apetência muito atraente e beijável

Beijus nos beiçus

A Piu

Campinas SP 15/10/2021 

Sem comentários:

Enviar um comentário