segunda-feira, 25 de outubro de 2021

HÁ PIU


 O meu nome é Piu. Espera! O meu nome é Ana, que pode-se ler da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.  De cima para baixo, de baixo e para cima e na digonal em todos os sentidos. Durante alguns anos, na escola, fui Teresa porque as mães das meninas da minha idade resolveram pôr Ana às suas filhas e T fica já no finalzinho do abecedário. Teresa é muito bonito e está lá nos documentos, mas o meu nome é Ana e também Piu. Piu está fora da identificação burocrática. YÁ! Piripipiu! Inicialmentente Piupiu, pintainho, Kalimero e Piu quando aos 18 anos cantei no meu primeiro curso de actores ou atores, ou actrizes ou atrozes  a música do Sérgio Godinho: " O galo é o dono dos ovos", uma música feminista e anti fascista escrita por um homem português agora com os seus 70 e alguns anos. Para quem não conhece o Sérgio Godinho é um canto- autor esquerdum português,desertou da guerra de Portugal com as ex colónias e sobreviveu como porteiro e outros trabalhos para sobreviver,  participou do Maio de 68 no Paris da França, viveu numa comunidade hippie no Canadá e participou do carismático filme " Hair" e participou do movimento artístico e cultural revolucinário português nos idos anos 70. Certa vez passou pelo Brasil, ainda durante a ditadura militar, em 1971,  e foi preso. Segundo ele levou um choquezinhos no miolo para abanar, depois foi liberado para a sua terra natal... As noticias que chegaram é que ele portava maconha. Mas todes nós sabemos que os motivos foram politicos. Todes aqueles que conhecem a trajetória do Godinho, e dos movimentos anti fascistas portugueses.  Hoje já estou avisada sobre a prática difamatória de alguns. 

O meu nome é Piu porque colocaram-me esse apelido, essa alcunha, devido ao narigão e 'aozolhos', assim como cabelo, a maioria das vezes curto. Piu com U, U de união que algumas vezes está mais em voga que outras, U de útero porque o tenho e mesmo quem não o tenha não deixa de ser mUlher com U. Gosto desse nome hibrido. E agora não sei maios como continuar o texto porque o horário da reunião está à porta e não cheguei sobre o que queria escrever que é sobre privilégio e oportunidades.  Eu sou a Piu, Ana Piu que começa a falar duma coisa e enverda por outra. Quem me conhece "sabe-la". Ah  pois "sabe-la"" Pronto! Até a esse tal texto; Tudo uma questão de marketing, já dizia o mê primo. Esse aí.... o sô dôtor kamarada João Micas tambémsaiu  cá um com as suas teorias do marketing pós pós moderno! 

Inté!

A Piu

Br, 25 /10/2021

crédito: Amanda Dumont

Sem comentários:

Enviar um comentário