quarta-feira, 20 de outubro de 2021

AMIGO É COISA PARA SE GUARDAR A SETE CHAVES


 

Aqui estão @s três camaradas há uns anos atrás numa cidade satélite de São Paulo. Dois grandes amigos. Seres humanos bem intencionados com quem já ri muito, mas muito mesmo. " Os três camaradas" nós apresentamos uma vez ou duas, mas o mais divertido foi escrever o roteiro e ensaiar. Três patetões que decidem fazer a revolução, cheios de ideais, mas cada um quer ir numa direção diferente, não se escutam direito e quando chega a hora do " Bora lá!' só falam " Bora lá! sem sair do lugar. Eu no meio de dois palhaços inusitados. Dois amigões que podem contar comigo para o que der e vier. O Thiago agora foi com a sua familia viver para um outro lugar, senti saudades deles antes de partirem e todas as história de solidariedade e entre ajuda, assim como os natais e aniversários passados juntos. Familia sem se de sangue, mas família. Temos a piada interna de eu alterada, por estarmos perto de pessoas que comemoravam o golpe encabeçado pelo Temer. Aquele foi o primeiro dia do resto da minha vida quando gritei porta fora desconstruindo todas as cordialidades do bem conviver: " OS PUNKS NÃO MORRERAM!" Uma situação chata, porque me alterei, mas quiçá necessária e passado o escândalo tornou-se piada entre nós. O Thiago é um homem que me comove com o seu amor infinito pela sua companheira e filho, mantendo a dignidade de ser quem é. Tentou ser garçon, mas imaginem um palhaço a servir às mesas?!?! Melhor ser autonomo e fazer malabares no semáforo. Sim, é mais que digno é muito digno e ganha o seu sem estar à mercê de qualquer patrão, não significa que todos os patrões sejam mauzões. E o seu solo deve estar cinco estrelas. Bora lá apreentar sem medos, senhor Thiago!

Já o Henique é um sujeito em que há sempre aquela cumplicidade. Há uns dias atrás encontrei-o na rua. tive de me afastar para tirar a máscara e rir quando ele diz assim: " O Thiago é um bom homem. Pois  a maioria, minha filha, são todos uns machistas." Ele é dos únicos que curto que me chame de "minha filha". Ri da constatação dum amigo gay e também por ser um homem. Sempre tive bons amigos gays que entendem a condição feminina. Adoro que  percebam que as mulheres, no geral, estão sujeitas a mentirinhas, jogos, subjugações. Só me pergunto porque é que algo tão evidente para uns não é para outros? Mural da história: as evidências andam de mão dada com as necessidades e também os lugares de previlégio. Adoro os bons amigos e estes dois são para a vida. O Thiago é um coração grande que dificilmente enxerga maldade nos outros, já o Henrique dá o toque quando a coisa parece muito megalomana e não se sustenta, Ele avisa discretamente, mas avisa. Ser amigo para mim é isso. Sentirmos o coração das pessoas, ajudar no que está ao nosso alcance e apoiar sem julgar a vulnerabilidade do outro. 

SUCESSO THIAGO, AMANDA, BENJAMIM E BEBÉ QUE ESTÁ PARA CHEGAR. Eu torço por vocês e acredito que o Henrique também. O nosso kamarada.

A Piu
20/10/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário