terça-feira, 5 de outubro de 2021

I BIBA LA REPUBLÍCA!

 


I BIBA LA REPUBLÍCA!
" E viva o dia em que já não precisas de reis nem gurus nem frases chave nem divisas o dia em que já não precisas de reis nem papás nem profetas nem profetizas. Ei! Ei! Que é do rei? O rei foi-se o rei vai nu. Ei! Ei Ei! Viva eu! Viva tu!" - Sérgio Godinho
A 5 de Outubro de 1910 a coroa portuguesa foi-se para não voltar. Assim que o galo cantou, um pouquinho depois, lá pelas 9 horas proclamou-se a República , pois os dois mil soldados e marinheiros precisavam de descansar só mais um tanto dos dias revoltosos que antecedram a tão esperada queda da monarquia. Assim começava a segunda década daquele século vinte doido, esperançoso e sinistro, naquele paízinho à beira mal plantado que ainda levou umas boas décadas para abrir mão das velhas práticas iniciadas pela coroa, nomeadamente agarrar-se com unhas e dentes aos territórios africanos. Mas cair a monarquia já era um grande passo!!! Foi institucionalizado o divórcio e a legalidade dos casamentos civis, a igualdade de direitos no casamento entre homem e mulher, a protecção à infância e aos idosos, a reformulação das leis da imprensa e o reconhecimento do direito à greve .
As décadas seguintes, até ao inicio dos anos trinta foram conturbados, os ventos sacudiam aquele país rural cujo povo sempre se manteve na miséria e ignorância. Todas as riquezas saqueadas, acumuladas e esbanjadas estiveram nas mãos da coroa e do clero. Não haja assim ilusões que o povo, o povão português enriquececeu à custa das colónias. Pelo contrário! O país foi esquecido, nunca houve um investimento na revolução industrial pois os interesses estavam voltados para as ex colónias. Não esqueçamos ainda que a Independencia do Brasil deu-se em 1822 e foi proclamada por um filho irreverente da coroa portuguesa que queria o império brasileiro sobre a sua alçada. O grito do Ipiranga não benefeciou nem a população negra, indigena, pobre e trabalhadora. Enfim.
Brindemos à Respública! República! Mesmo que depois de caída a coroa Portugal tenha vivido uma longa noite fascista entre 1933-1974. Vai-se a coroa, vão-se os ditadores e fiquemos cá para comemorar a liberdade, justiça e igualdade no território de onde viemos, aquele em que habitamos e o que está ao nosso redor que é o mundo inteirinho e mais um tanto! E BIBA! E BIBA TU!
A Piu
Br, 05/10/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário