quinta-feira, 25 de março de 2021

TIVE UM AVÔ VISIONÁRIO!

 



A pessoa mais antiga que eu conheci foi o meu bisavô, a quem eu chamava de avô, Manel. Sim, Manuel com U. É o único português na minha família que eu conheço com esse nome. Também tenho um Ti Jaquim ( Joaquim). Fora isso, são Joões, Josés, Pedros, Nunos, Diogos, Benjamins, Tomases, Hugos - estes dois últimos são os meus sobrinhitos que são os mais novitos da árvore. Quase impossível de conhecer este sujeito que nasceu em 1899. Sempre senti orgulho de conhecer alguém que nasceu ainda no século XIX. Achava uma preciosidade, uma relíquia. Este sujeito viveu até aos oitenta e tantos anos. Teria as suas coisas, mas era uma piada. Um visionário!!!! UM VISIONÁRIO!

Ao lado dele, do pai da minha avó paterna, está a minha mãe. Não editei a foto porque gosto de mantê-la presente com o seu sorriso. Mas histórias icónicas com ela fica para um outro momento. 

Voltemos a este ícone que atravessou o século XX num meio rural entre a serra de Sintra a costa do Estoril, tão longe e tão perto de Lisboa principalmente há umas décadas atrás. O avô Manel criava cabras, ovelhas, tratava da terra e era vaidoso. Não perdia uma oportunidade de ir à feira anual do gado na Malveira da Serra para comprar o seu chapéu de feltro. Um saloio com estilo. Também usava um colete, que eu na minha adolescência usei aberto em estilo descolado. Mas ele, o visionário, usava com aqueles relógios de bolso com uma corrente. À antiga. Para mim estar diante daquele ser era estar diante de uma memória ainda viva de outros tempos.

Ora este sujeito, que veio a conhecer a televisão já em idade avançada, acreditava que as locutoras ( aquelas que apresentavam a programação nos idos anos 70/ 80) o viam. Mandava beijinhos, piscava o olho, oferecia um copinho de vinho e comentava que a Isabel Bahia era muito amiga dele. Falava sempre com um ar muito simpático a sorrir. Muito simpática e decente. A Isabel Bahia e outras devem-se lembrar perfeitamente do avô Manel!

Já com as telenovelas, que na época eram só brasileiras, aquilo confundia-lhe os miolos! Achava que eram histórias reais e não entendia quando a mesma atriz fazia outro papel e que ele já não estava a assistir à mesma telenovela. " Esta aqui!... Esta aqui é uma velhaca! Desavergonhada. Estava casada com um e agora já 'tá nos braços de outro! Parecia ser tão boazinha e está completamente diferente!"

Porquê um visionário? Mal sabia ele que umas três décadas mais tarde as pessoas conseguir-se-iam ver umas às outras na tela. Não uma audiência televisiva de milhares de pessoas, mas talvez para lá caminhamos. Também nunca assistiu às chachadas dos reality show, melodramas encenados da vida real. 

Em suma,  um saloio galã até ao final da vida este avô Manel.  A Isabel Bahia ainda se deve lembrar dele perfeitamente, como toda a equipe da Rádio televisão portuguesa. 

A Piu

Campinas SP 25/03/2021


Sem comentários:

Enviar um comentário