" Cheeeguei p'ra conquistar o mundooo. Voçêêê! Seduz e vai bem fundo. A vida é assim e nunca é demais, o que mamãe falou não vale mais nada. Não vale naaaada! Vocêê é feita de feitiço! Joguei e vou pagar por isso! Pega, brinca, leva que é de graça. Fica linda que o amor não passa. Vem com tudo que eu vou com vocêêêê!!!!" ( abertura da novela ' Guerra dos sexos' da Globo em 1983 - século e milénio passado já se vê, mas eu tinha 9 para 10 anos e cantava e dançava esse disco sound que era uma beleza e divertia-me a assistir a esse enredo bem global de disputas de riquezas, superioridade, atrações, traições, seduções e finais felizes mesmo assim onde a 'justiça' fala mais alto).
Bom, mas nem só das novelas e agora reality shows vivem as mulheres, os homens, as trans, os trans e os profissionais das cénicas e das cênicas. Sim, existem atrizes e atores que nunca atuaram numa novela ou filme e muitos outros que fazem uma carreira televisiva e cinematográfica de atuação que são modelos ou teem um perfil e uma carinha que o casting quer.
Onde eu quero chegar neste dia Internacional da Mulher? Primeiro que tudo homenagear com imensa admiração e gratidão pelos acolhimentos vários e as inspirações múltiplas das mulheres que habitam este imenso território brasileiro. Mulheres brasileiras, estrangeiras que moram no Brasil, que fazem do teatro a sua vida, o seu sustento, para si e para os seus filhos - quem os tem. Mulheres que encaram o desafio de serem chamadas de prostitutas, algumas vezes pela própria família ( não é o meu caso, mas é o de muitas) , quando decidem enveredar pelo o teatro, nas suas múltiplas linguagens - formas animadas, palhaçaria, de texto, teatro físico, performance- . Pessoal!.... Esta profissão requer dedicação, estudo e dá trabalho.... Com todo o respeito pelas profissionais do sexo, mas são profissões diferentes. E essas profissionais também merecem respeito.
Corro o risco de não contemplar todas as mulheres se começar a dizer o nome de todas as elas. PORQUE SÃO MUITAS! E eu tenho a certeza que ainda vou conhecer mais. Não só as mulheres das artes cênicas eu pretendo homenagear, também as escritoras como a indígena Eliane Pontiguara, e muitas outras como ela que vieram antes e depois, escritoras negras como a Djamila Ribeiro, e muitas e muitas outras. Mas deixo aqui uma homenagem às queridas criadoras do teatro lambe lambe, Ismine Lima e Denise Santos. Á rede de mulheres bonequeiras do Brasil, à rede de mulheres palhaças do Brasil, com um abraço muito especial à Adelvane Neia do Paraná, à Manuela Matusquella de Brasilia, à Geni Viegas do Rio de Janeiro e às Marias da Graça ( Samantha e Konká) , à Andrea Macera de São Paulo, a todas as mulheres desse imenso norte e nordeste que também estão fazendo história e encarando os desafios de ser mulher e artista. Enfim, a todas as mulheres de norte a sul ,de sul a norte do Brasil e do mundo inteiro. " Porque nem toda a feiticeira é corcunda, porque nem toda a brasileira é bunda!" como canta a Rita Lee, a Zéloa Duncan e a Maria Rita filha da carismática Elis Regina. E as que forem bunda é lá com elas, nem por isso teem que ser assediadas e maltratadas e desconsideradas. Porque uma bunda é uma parte do corpo assim como pénis dum homem... Pensar sentir com a cabeça de cima e pensar desejar com o coração é E-MAN-CI-PA-TÓ-RI-O, Logo sairmos do pacote e abrirmos-nos para a essência da existência, da resiliência, da re existência e tudo o que rima com ência, como auto paciência e também firmiência - eh lá! Agora inventei uma palavra nova! Para que firmeza rime!.
Para finalizar! Não deixar os homens de fora! Principalmente aqueles que sabem escutar e se rever. Muitas de nós, mulheres, também estamos nesse processo. Não nascemos igualmente desconstruídas. Os outros, aqueles que continuam do alto das suas certezas e não abrem mão das suas repetidas intimidações para com as mulheres e outros homens - sim, porque os homens também são vitimas do machismo cristalizado de outros homens que até querem passar por serem muito galera, mas as mulheres que já andam aqui há algum tempo e as que estão a chegar agora também são muito é atentas porque se avisam umas às outras. Ás vezes encolhem os ombros diante de tanta babaquice outras vezes metem a boca no trombone ou no clarinete ou no trompete. POOOOOOOOOOMMMMMM. Há umas que aceitam serem avisadas, outras não. Mas não julgar quem ainda está no engodo dos jogos emocionais e não quer ver e sair é muito importante!!!
Não sei se a vida é só uma, como canta o Vinicius. Mas sei que esta vida é preciosa e ninguém é mais que ninguém , ninguém é superior a ninguém . Entender esse igualitarismo e praticá-lo no individual e no coletivo é já uma VITÓRIA!
BONS DIAS DO ANO DAS MULHERES, DOS HOMENS, D@S TRANS DE MULTIPLAS PIGMENTAÇÕES E ORIGENS!
A Piu
Campinas SP 08/03/2021
Sem comentários:
Enviar um comentário