sexta-feira, 12 de março de 2021

ALTO E PÁRA O BAILE!!!!

 


Existem os galinhos da India, que são aqueles pequenitos que em algumas culturas são submetidos a lutas de galos envolvendo apostas. Em alguns casos ainda é permitido, em outros é praticado clandestinamente. Existem lugares em que essas lutas são com pessoas e a aposta é ganha quando uma delas sucumbe já sem vida. Aí é redondamente proibido, mas acontece...
Fala-se muito do processo civilizatório, mas normalmente é numa perspectiva ocidental. Isso dá pano para mangas e é por isso que a antropologia,a sociologia, a psicanálise são áreas que pretendem responder ou pelo indagar práticas que num momento são naturalizadas e depois criminalizadas.
Eu adoro assistir à performance do considerado galã latino dos trópicos: Sidney Magal! O primo do Vinicius de Moraes que também foi Sid Soney e Sidney Rossi. Segundo o seu primo Viny Morey - acabei de dar este pseudónimo à altura- , Vinicius entre a bossalhada, Sid deveria deixar as mulheres loucas, esbaforidas, a auto arranharem-se e arranharem-se entre elas. UM LÓCURA!!! Será que supera a beatlemania em termos de histeria coletiva?
Eu muitas vezes uso a sua música e performance em exercícios de palhaçaria como fonte de inspiração. É ótima aquela voz calliente, melosa, duma virilidade que acredito que não agrade somente ao sexo feminino. Um cigano tropical disco sound que com os seus trejeitos insinua que arranca a roupa com a boca. Há um glamour brega que chega a seduzir-me, nas suas danças há uma certa feminilidade que não deixa de abanar com as estruturas da ideia do que é ser homem e viril. O Sidney Magal tem uma sensualidade que chega a ser interessante, por mais que se ache que ele é brega. Por outro lado, olhando à distância e de perto há um machismo assustadoramente enraizado.
Eu iria esmiuçar aquele vídeo onde ele atua para uma plateia cantando " O meu sangue ferve por você". Depois descobri aqui uma música do mesmo album de 1977 que fiquei simplesmente aterrada: "Se te agarro com outro te mato". !!!!!!!!!!! Será que hoje essa música seria permitida ou seria mais um caso a ser tratado na delegacia da defesa da mulher? Aquela letra é assombrosa porque representa o que muitos homens encaram como sendo amor.... O fulano como ama (???!!!!!) tanto a sua " amada" se a agarra com outro a mata e depois se escapa... Ainda por cima é cobarde, além de consciente do que anuncia... Ela avisa do seu crime hediondo, mas não o assume. Há uns que de tão desnorteados vão se entregar ou colocam término à sua vida. Nos entretantos a "amada" nem falar com amigos ao telefone pode. O fim da picada!!!! ' Tá bem, não existe registro que Sidney tenha feito isso.... Mas ele representa e incentiva de alguma forma a uma prática mais que é comum: feminicidio. Será que ele pensou nisso alguma vez, como homem e artista de sucesso?
Precisamos de dar o toque umas e uns às outres que isso não é amor, tampouco amizade, admiração e respeito. Há pouco tempo escutei dum homem que faz parte do observatório do machismo que o machismo não é uma doença e sim um fenómeno social. Sim, pode ser isso em muitos casos mas é sempre doentio. Fico sempre muito feliz e honrada de escutar de amigos e colegas de profissão que o machismo também os afeta e que adoece a alma. HAJA ESPERANÇA E PRESERVERANÇA.
Relativamente aqueles que além de assumirem comportamentos machistas e misóginos aparentemente estão regenerados e curados desse fenómeno social, cultural há que estarmos atentas pois vai saber se a finalidade é simplesmente comerem as feministas e libertárias para depois se fanfarronarem entre os amigos e cuspirem nas ossadas. OLHO VIVO E PÉ LIGEIRO! - já dizia o meu avô Cunha, pai do meu pai, um homem muito querido para mim e brincalhão mas com os seus quês com a senhora minha avó, ambos já falecidos. Então, hoje é a eles os dois que dedico com muito carinho este texto.
Até ao próximo texto que dará continuidade a este.
A Piu
Campinas SP 12/03/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário