quarta-feira, 11 de março de 2020

VILMA


VILMA

ÉTICA

Autorização para uso de informações. Termo de compromisso.

Amor e morte são uma incógnita.

FAMÍLIA:

Duas irmãs: Luisa
Ana – fo jornalista, solteira e foi encontrada no seu apartamento 2/3 dias após a sua morte.
Mãe- Ucrânia
Pai – Itália
Era violento quando bebia. Teve um cancer na boca.
O processo de saúde-doença da boca, visto sob o conceito de bucalidade, possibilita a apreensão polissêmica dos lugares que a boca representa para o sujeito, já que pode ser experimentada ''cheia de seio, no gozo inescrupuloso do corpo do outro'' (BOTAZZO, 2006, p. 8), pela suas potencialidades amorosas e agressivas, bem como de sedução, viscosidade e mesmo podridão. A produção social da boca humana instaura ''o movimento que envolve o sujeito em permanente elaboração na fronteira entre razão e desejo'' (BOTAZZO, 2006, p. 15).


Será que eu sou filha de minha mãe e do meu pai?

A família nunca é uma alegria.  A família tem um monte de recalques.
Não me conformo passar os dias no ler depois das mordomias.
O que é mordomia?
As hitórias serem focadas na sua pessoa.
AVC  – amanhecer sem pisar no chão.

EUCLIDES – MARIDO


Conheceram-se no banco onde Vilma trabalhava. Vilma tinha o segundo colegial.  Ela era a única mulher. Quando se encontravam no banheiro comum ele falava: “ Esta mulher ainda vai ser minha esposa!” Vilma achava-o baixinho.
Empreendedor. Tinha uma fábrica de calçado. Diante do desperdicio d couro colorido criou uns tênis para os negros dos EUA, Harley (?) NOS ANOS 70/80.  SUCESSO. Contratou um profissional para desenhar o que ele queria.


CASAMENTO:

O casamento é para sempre. Um desastre! Os outros casamentos eram piores que o meu.
A  Ana, a irmã mais nova,  nunca se casou, era sapatão.  Ao lado de Ana, Vilma sentia-se gente.

TRAIÇÃO COM O MARIDO  
           
Irmã  Luisa detestada  ( pela família)
– traiu-a com o marido de Vilma como a sua tia traiu a sua mãe com o seu pai.
Foi traída várias vezes com amigas irmã, conhecidas. Sentia-se a pior das mulheres.  O dinheiro, os presentes eram a razão das mulheres aceitarem. Ela sentia-se a pior das mulheres.  Vilma foi assediada pelo sobrinho, filho da irmã. “ A minha foi um desastre”.
A gente não sabe com quem dorme. O meu marido de baixo do pano mexia com macumba. Fez uma mão olhado para as mãos da Vilma através dum sapo. 
Obs: sagrado feminino – resgate do sagrado feminino
10/01/2020 – a mãe de Vilma teve um casamento de merda. O meu pai enganava-a com a minha tia.

RIO DE JANEIRO:

As mulheres se jogavam. Queriam ser as mais gostosas. O Rio é baderneiro, gosta de bagunça.
Foi amante do amante do Martinho da Vila mas nunca transaram.
História de dois ‘ amigos’ que na praia um deles a furtou. Ela fez denúncia e ainda foi dentro, sendo maltratada. Uma advogada que conhecera na praia a auxiliou. uma policial ainda tentou molhar as mãos, mas ela além de não ter dinheiro não aceitou.  Passou dois anos sem poder sair do marido e comparecer uma vez por mês na delegacia para assinar uma folha de presença.

MORTE DO MARIDO

Com câncer de fígado e pâncreas.
“ Oh meu Deus! Porquê eu? Dei a minha alma para o diabo!”. Euclides José – filho de emigrante espanhol paupérrimo.
Euclides às portas da morte queria que Vilma confessasse os pecados dela ao padre
Para Vilma a morte é uma incógnita.
‘ Você chora por um homem que foi filho da puta.
“ Parabéns!” – falou o médico quando Euclides morreu.

HOMENS:

Sentia raiva do marido. 






CONFLITOS EMOCIONAIS DO FÍGADO:


O fígado é um órgão que está relacionado com os conflitos de sobrevivência, sobretudo com a busca do alimento. Neuro-anatomicamente, a função inconsciente da “busca do alimento” é comandada por instâncias localizadas no tronco cerebral (cérebro reptiliano).

Esta função inconsciente cerebral é útil para despertar o instinto de sobrevivência perante a busca do alimento, quer seja REAL e/ou SIMBÓLICA. Como o inconsciente biológico não distingue o real do simbólico, o alimento pode ser considerado tudo o que está associado simbolicamente ao alimento, isto é, dinheiro, bens materiais, terrenos, tudo que permite converter o seu valor algo que permite encher as prateleiras de um frigorífico. O papel da caça e cultivo de alimentos foi relegado para funções especializadas num grupo mais restrito de indivíduos. Atualmente, numa sociedade sedentária, a busca do alimento traduz-se em dinheiro / valor monetário. “Se tenho dinheiro, tenho alimento. Se não tenho dinheiro, corro o risco de passar fome.” A doença de Kwashiorkor ocorre em crianças em estados de desnutrição (sobretudo em países do terceiro mundo), causando uma alteração morfológica no fígado, aumentando o seu volume numa espécie de híper-funcionamento na carência alimentar. Assim sendo, em casos extremos de carência alimentar, o fígado procura intensificar a sua função.

Para o inconsciente coletivo  DINHEIRO = ALIMENTO.

Todas as patologias do fígado encontram-se em relação a 3 conflitos emocionais específicos:

                  

1.       CONFLITO DE CARÊNCIA: medo de morrer à fome; medo da miséria; medo da falta de dinheiro e de valor famíliar = fome + dinheiro +família (muito relacionado com as heranças); Este conflito é comum em famílias que passaram por períodos de fome e carência e que procuram dividir os seus bens.


2.       CARÊNCIA DE FÉ (“foi” em francês, “foie” fígado), de amor, reconhecimento familiar, tudo o que se considera um alimento emocional vital. “Medo de não ter o alimento essencial para a minha sobrevivência.”; Este alimento tem uma carga simbólica mais subtil e encontra-se relacionada com princípios humanos vitais.


3.       CONFLITO DE ALIMENTO TÓXICO: quando o corpo digere um alimento tóxico, automaticamente é expelido através do reflexo faríngeo. Mas o que acontece quando o alimento se mantém? O alimento tóxico pode ser todo o tipo de contrariedades indigestas desde uma traição de um familiar, uma perda de uma herança, uma amargura com alguém muito próximo ou algo altamente indigesto e inaceitável na vida. Caso esse “bocado indigesto” se mantenha presente, as instâncias psíquicas inconscientes irão digerir o bocado através do híper-funcionamento gástrico e biliar. Neste sentido, a vesícula biliar encontra-se especialmente ligada a este tipo de conflitos, assinalando conflitos de injustiça e contrariedades familiares indigestas, onde a pessoa se mantém obrigada a aceitar essa mesmas vivências. A expressão “pessoa com maus fígados” associa-se a pessoas vingativas, ”maldosas”, movidas por um desejo de vingança e restituição da justiça.



Câncer: está associado às pessoas ressentidas;
Doenças do fígado: são apresentados por pessoas que guardam raiva e rancor


Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar.


Os sintomas do Baço e pâncreas dentro das funções sentimentais é causar tristeza, descontentamento, indisposição, perda de vontade de viver. E toda essa tristeza a falta de viver sem motivação, acaba gerando no corpo físico a Diabetes.
A tristeza ou pesar afeta diretamente esses órgãos, produzindo a fadiga, falta de ar, choro ou depressão.

VIOLÊNCIA E HONRA

Com 12 anos viu o pai embriagado bater na sogra.
A sogra de Vilma segurava na Vilma para apanhar do marido.
Um dia comentou que a cunhada estava equivocada por ter levado um beijo e achar que  tinha tido uma relação. A sogra chamou-a ao lado e  desancou-a.
Vilma sentia muita raivado marido.

AMOR

Vilma era muito bonita. Nunca se sentiu amada. Vilma amou um piloto argentino, mas nunca transaram.
Para Vilma os homens são todos iguais.  “ A gente vai caminhando pela vida e vai-se desiludindo”.

A VIÚVA ALEGRE

Quando foi assinar os papeis do funeral foi bem vestida. Vestida de vermelho. Talvez tenha escandalizado os quatrocentões.

O TURCO QUE A ASSEDIAVA:

O negócio desses homens é só querer tomar sol.  Ele tinha um pinto até ao joelho. Falou que matou a mãe.




OUTRAS RELAÇÕES

Por seleção/ eliminar: mau hálito, alegria excessiva com muito samba no pé ( a alegria excessiva esconde a mesma dose de tristeza, ri-se quando não escuta para preencher um vazio ), pão dureza, falar num canto/ fofoca.

SEXO

Rio: os homens fazem as coisas abertamente, com mais liberdade.
São Paulo: as mulheres fazem tudo camuflado.

MEMÓRIAS

Rasgou todas as fotos. “ Momentos felizes? Se eu tive nem me lembro. Quando havia bebedeira havia pancadaria.

Lembro dos 4 anos em diante. No aniversário havia uma mesa só com bolos. Com 6/7 anos o pai ofereceu-lhe um relógio. Catava as moedinhas da mãe para ela e a irmã Luisa irem ao cinema e comerem pipoca doce. 

IRMÃ ANA

A irmã Ana foi educada como um menino. Usava calças. Uma lésbica não assumida.  Uma boa escritora.  A mãe dava algumas patadas por ela ser homossexual. Segundo a Vilma, a Ana foi vitima  do que ela mesma criou. A Ana se traiu a ela mesma. Deu um pontapé na bunda da amante Maria Teresa. Deu-lhe um carro e depois queria reavê-lo. 


VIDAS ANTERIORES

“ A morte não é o fim nem o nascimento é o inicio. “
Eu não sei se vivi outras vidas ou se estou revivendo memórias dos meus antepassados.
Regressão de 200 anos num estado semi consciente. Um palácio com gladiadores/ guardas com uma lança na mão esquerda e na direita uma faca. Homens bonitos guardam duas prisioneiras:  uma rainha e uma princesa, que talvez seja eu. No meu corpo uma placa, um escudo. Eu estava presa porque fiz alguma coisa de errado.  E se for eu é assim que me sinto: aprisionada pelos atos que cometi.

Fogueira: Joana D’Arc entrando de cavalo na fogueira e fala para a Vilma: “ Entra comigo, você é uma guerreira! Você nunca se esqueça que foi uma guerreira!

Vilma diz que que a Joana D’Arc não entrou na fogueira porque foi obrigada e sim porque escolheu.  As palavras da Joana D’Arc  dão lhe força. Essa imagem aparece em momentos de de revolta. Ela sente ressentimento pelo marido.

Pesquisar sobre a vida de Joana D’Arc. Ela escutava vozes.

Quando está medicada, por exemplo, a alma se desloca. Dormindo ou dormitando transita entre o pesadelo e um estado de paz. Na frente do seu rosto uma bola brilhante gira devagar. Procura alguma coisa, a alma se desloca no vácuo.
Ela sente que está numa masmorra gostosa, ao mesmo tempo em que se sente aprisionada.  As prisioneiras foram arrastadas. Este episódio é posterior à Joana D’Arc.

ENTRE A REALIDADE E O SONHO

Apareceu um negão com uma voz rouca diferente: " Você quer casar comigo? " Estava drogado. Zombeteiro: Eu te persigo há muito tempo! O meu gostava de loira!, Vilma respondeu: Você quer casar comigo porque o seu pai gostava de loira?
O negro era operário. Ela não se casaria. Porquê?, perguntei. A minha família é racista. 

O marido aparece de outro mundo com bom humor. 

MORTE

Vilma tem medo de morrer. "  A gente não lembra quando veio no mundo. A gente também não lembra quando morre. Esperar que está semi acabado. A vida  é uma incógnita a morte também. 

DEUS

Deus tem uma luz própria. Luz divina. Estou quase chegando na morte, mas ainda não foi a minha hora. 

21 de fevereiro de 2020



 6 de Março de 2020

Sabe que queimei os miolos para saber quem  eu era. Eu gostaria de saber quem eu sou. (...) Eu poderia me engradecer. Eu me sinto superior a essas pessoas. Aqui ninguém escuta.

Filho com 8 anos apontou um revólver ao pai: Não vai bater mais  na minha mãe!

O marido drogava-se e traficava. Dizia a ela para se afastar dos filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário