quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

SIM, OS HOMENS TAMBÉM CHORAM

#eumeamo #eumecuido #eudecido

O que está por detrás da máscara? Uma máscara de masculinidade e/ou de feminilidade? O que está por detrás dum algoz? Fazer estas perguntas é muito mas muito muito importante para entendermos que no final acabamos por ser todxs vitimas de falta de amor e atenção e que isso pode ser curado

Assim sendo, este texto é dedicado a todos os homens que de alguma forma querem rever a forma como foram criados, ou descriados, educados. ou deseducados. O documentário " The mask you live in", que traduzo livremente para " A máscara que trazes em ti" contém depoimentos corajosos pela exposição da vulnerabilidade dos seus interlocutores. Alguém que é condenado a prisão perpétua nos EUA por ter morto outra pessoa com seis tiros chegar à conclusão que aquele ato lhe concedia um poder que lhe tinha sido retirado pelos maus tratas que sofrera na infância no seio familiar pode se chamar um saltinho quântico, pois há um entendimento que se sente raiva, tristeza, revolta pela ausência de cuidado, amor, carinho fruto dum ciclo vicioso que pode vir de muitas gerações anteriores. Romper com isso, quando nos são dadas ferramentas de entendimento, é liberta dor.

Este documentário chama a atenção para a forma como os meninos são educados desde muito cedo e que eles são as primeiras vitimas de violência, talvez mesmo antes das meninas. São educados para não chorarem, para não exprimirem sentimentos muito menos conversarem sobre os mesmos. Isso leva muitas vezes à depressão e até suicídio. E nós, mulheres, como irmãs, amigas, companheiras, namoradas, esposas, mães, termos esse entendimento é também romper com esse ciclo vicioso.

Este documentário, no meu ponto de vista, é um ato muito corajoso. Não só porque os envolvidos são homens repensando a sua masculinidade e virilidade e assumindo que foram crianças maltratadas numa sociedade como a dos EUA que promove a violência como produto vendável e lucrativo, assim como coloca em cima da mesa várias crenças e práticas dos homens, nomeadamente em meios universitários. Assim sendo, o abuso, a agressão é transversal às várias camadas sociais e aos contextos, sejam estes letrados ou não. No filme há uma informação estonteante, que acredito que não fuja mesmo nada à realidade brasileira, sendo esta em muitos casos idolatra a realidade dos States: 35% dos universitários pensam na possibilidade de estuprar se soubessem que não seriam pegos.  !!!!!!!!!!! COMO ASSIM?!?!?!? perguntamos-nos se tivermos um pingo de consciência. Um interlocutor chega à conclusão que muitos dos homens, nomeadamente ele, achava que as mulheres existem somente para fazerem sexo com eles, para os servirem. São caça para exibir antes, durante e depois.... Pois... Mas precisamos de ir mais fundo.  A maioria dos homens anda desesperado por provar a sua masculinidade e a sociedade mais a sua midia envia códigos confusos sobre o que é ser ser humano. E  como sair dessa matrix? De diferentes maneiras. Cada terá de fazer esse exercício de auto consciência a sós, ou pedindo ajuda. E nós mulheres precisamos de resgatar o que há de mais sagrado em nós: o respeito pelo nosso corpo, alma e sabermos lidar com a nossa libido saudavelmente porque apesar de tudo não somos carne para canhão. Ah! E algumas de nós abrir mão de competir com outras minas e manas. Lhaque! 'Caria! Não serve! Escutar mais os queridos homens para os entender e colocar limites com firmeza e amorosidade. É o que estão pedindo. Mesmo os aparentemente mais durões. Sim, os rapazes também choram e são muito bonitos quando o fazem.

A Piu
Campinas SP 22/01/2020







The mask you live in ( legendado em português e espanhol) 
https://youtu.be/I1OI9B0VSlA

Este documentário sobre a “crise dos meninos” nos EUA explica como criar uma geração de homens mais saudáveis e apresenta entrevistas com especialistas e acadêmicos.

Curta a página " AR DULCE AR" e se puder, quiser, se se tocar apoie este projeto de palhaçaria feminina sobre relações abusivas. https://www.facebook.com/AR-DULCE-AR-162965127817209/

Sem comentários:

Enviar um comentário