sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

HEY BOB, BOB!

HEY BOB, BOB
" Eu pediria desculpas
Se eu achasse que isso faria você mudar de ideia
Mas eu sei que desta vez
Eu falei demais, fui indelicado demais
3 X
Eu tento rir disso tudo
Cobrindo com mentiras
Eu tento rir disso tudo
Escondendo as lágrimas em meus olhos
Pois garotos não choram
Garotos não choram
Eu diria a você que eu te amava
Se achasse que você ficaria
Mas eu sei que é inútil
E que você já foi embora
Julguei mal o seu limite
Fiz você ir longe demais
Não te dei valor o suficiente
Pensei que você precisasse mais de mim
Agora eu faria qualquer coisa
Para ter você de volta ao meu lado
Mas eu só fico rindo
Escondendo as lágrimas em meus olhos
Pois garotos não choram garotos
Garotos não choram
Garotos não choram "
Bem me lembro em adolescente tentarmos dançar estas e outras músicas que não chamávamos góticas e sim vanguarda no jeito do Robert Smith. A cabeça para baixo, enfiada nos ombros com os braços bamboleantes e as mangas a cair em cima das mãos, dando uma de displicente. Já as pernas tinham aqueles saltinhos descompassados como quem procura um alfinete na pista de dança duma discoteca semi escura.
Assistindo hoje à performence do Robert Smith e lendo à distância esta letra que foi escrita em 1979 e que atravessou os anos 80 inteirinhos como um hit, concluo que estou diante dum adolescente quase adulto ou dum adulto com o síndrome do Peter Pan que precisa de se encontrar consigo mesmo antes de se envolver com outro ser de luz. Ele também será um ser de luz, mas era moda, na época, ser dark, urbano depressivo e gritar NO FUTURE!!! Enfim, há distância de 40, 41 anos depois desta letra ter sido escrita, quando o Bob tinha os seus 19, 20 anos vamos torcer para que tenha amadurecido na sua forma de se relacionar. Não precisa nem sequer de abrir mão do seu visual de personagem do Tim Burton, mas só mergulhar para dentro para depois voar. Sendo que a sua postura física já era de introspecção e alguma tentativa de consciência, porém ainda no nível C+ numa escala de A ( como nota máxima) a E ( como nota de quem precisa de se focar muito mas muito mesmo)., porque passo a passo chega lá).
Ora vejamos a letra acima traduzida, dirigindo-me diretamente aos Bobes da vida. Vamos à primeira estrofe. Bobes da vida: nunca é tarde para pedir desculpas. Mas não se trata de pedir somente desculpas e sim de mudar de atitude diante do milagre da criação. Sim, porque acordar todos os dias é um milagre e com saúde física e psíquica é triplo milagre! Sim Bob, temos que saber os nossos limites de indelicadeza. E não podemos sempre esperar que os outros nos coloquem limites, embora muitas vezes seja necessário. E não tem essa de colocar condições para pedir ou não desculpas, pondo a hipótese que a outra pessoa mude ou não de ideias. O que está feito está feito, agora é fazer diferente. Isso é um gesto de coragem e dignidade para consigo mesmo.
Vamos partir do principio que o Bob não cometeu algo duma gravidade extrema que possa dar aquela çurubeba da pessoa ter que acenar com leis e outros mecanismos de autoridade que podem levar a uma punição de foro... judicial, vá. Sim, Bobes da vida muitas vezes a pessoa simplesmente quer que a deixem em paz. Simples assim. Só que há Bobes da vida que levam aquele teeeeempo para entender que não é legal importunar,invadir, ameaçar. Há pessoas de bem que tem a flexibilidade de entender o que está por detrás de toda essa maluqueira, mas não são pau para toda a obra. Aqui temos um exemplo: eu. Mas não pisem muitos os calos! Então estes textos servem também para fazer um outro tipo de justiça sem ter que recorrer a outras instâncias e também para que nós não nos sintamos sós e únicas nesses assédios e agressões sejam verbais e/ou físicas que possamos estar sujeitas.
Então, vamos todos ser mais madurinhxs na forma como nos relacionamos entre nós, pois a coisa já anda cá uma maluqueira de coisinhas, coisadas e coisos que precisamos de fazer diferente, não é mesmo?
Vamos à segunda estrofe que o Bob repete três vezes. Sim, Bob!... É um clássico. A pessoa mente porque não está em forma com ela mesma, não está inteira. Às vezes mente porque não sabe verbalizar o que sente, outras vezes mente porque quer abraçar com avidez tudo o que mexe. Fuuuuuu respiremos profundamente. Somos todx muito mais do que isso. A pessoa mente porque a auto estima, a auto confiança anda ali meio que manca, coxa. Resultado: quem não tem auto confiança não é confiável para si mesma. Então antes de mentir para outrxs, já está mentindo para si mesma. Eu sei, Bob, que isso é triste. Muito triste romper com a confiança. A mentira não se sustenta, por isso é mentira. Aí a pessoa ri ou tenta rir. Mas é um riso triste, umas vezes cínico, outras sádico e sempre masoquista. Se chorasses Bob talvez a alma se limpasse consideravelmente.
Vamos à terceira estrofe. Bob, Bob, Bob, Bob, MIL VEZES BOB! Precisas de aprender a amar, cara, man, pá, chavalo, manu. Aprender a amar é antes de tudo olhar para o espelho com frequência e falar : " Eu me amo!" Pode ser a sós! Melhor que seja a sós! Não te retira nenhuma masculinidade!!! PELO CONTRÁRIO!!!! FORTALECE A TUA ENERGIA VITAL!
Sim Bob, na estrofe seguinte já demonstras alguma consciência que assim não dá. Não dá para voltar atrás. Escuta bem, tem muitas minas, manas e manos que quando a coisa foi longe demais já não retornam. Isto não significa que não possa haver uma relação de respeito e aquela amizade com os devidos protocolos diplomáticos. Muita gente não requenta relações que já queimaram o fundo da panela. Compreensível, não? Assim como quando a coisa começa ou nem chega a começar e a mentira e manipulação já está na base!... Bob, Bob, Bob, Bob, Bob, TRÊS MIL VEZES BOB DO CORAÇÃO!!!! Tás vivo, não estás? Aproveita a oportunidade do milagre da vida para te curares de ti mesmo!!! Todxs nós precisamos de fazer isso! Isso é revolucionário! É um ato político! É ATIVISMO SERMOS MELHORES PESSOAS PARA NÓS MESMOS, PÁ, CARA, MAN, CHAVALO!
Chora!! Chora! Faz bem! Perdoa-te! Ninguém pode fazer por ti. Um@ amante, namorad@, espos@ o que quiseres chamar não é nem tua mãe, nem tua terapeuta, enfermeir@ para todo o serviço. Um@ namorad@, amante, espos@ antes de tudo é amig@ do peito. E qual a base da amizade? CONFIANÇA!!
Confia, que és capaz de sair dessa vibe urbano depressiva que já está um pouco fora de moda. Se ainda está na moda, temos que dar aí uma arejada nas cores da roupa, abrir as janelas da mente e do coração, esse canal que precisa urgentemente de estar obstruído.
Vá, Bobes da vida! Respirar fundo e mãos à obra! A VIDA É UMA GRANDE OBRA ARTÍSTICA SE ASSIM QUISERMOS! 
Ah outra coisa, Bob: ama-te. Tem muita gente torcendo por ti e isso é muito bonito. Ama essas pessoas que te amam e torce também por elas. Não lhes mintas! Isso é amor sem avidez sem ganhadores nem perdedores. O Amor não é nenhuma competição. Aliás, competição além de não ser amor não traz felicidade e sim aquele risinho mascarando um vazio tristonho. VIVA A VIDA!!!
e u amore
A Piu
Br, 24/01/2020
Curta a página " AR DULCE AR" e se puder, quiser, se se tocar apoie este projeto de palhaçaria feminina sobre relações abusivas. https://www.facebook.com/AR-DULCE-AR-162965127817209/



Sem comentários:

Enviar um comentário