quarta-feira, 19 de março de 2014

HABIB, MEU BOM RAPAZ

Hoje na minha terra, de lá de onde nasci e vi a luz do sol pela primeira e que me pegaram ao colo,  é dia do pai. No ano passado também foi e desde que me conheço é. Uma das primeiras pessoas que me deram a conheço foi o meu querido paizinho. O mesmo que me levou nas cavalitas e que o desporto preferido era levar-me nas costas como um saco de batatas. Nos serões televisivos deitava-me ao comprido no sofá e fazia do seu estômago a minha almofada. Um forrobodó! Toda aquela chinfrineira de ruídos vindos das profundezas do seu ser. Um organismo em locomoção. Havia a parte a parte de ele rir-se daquelas comédias britânicas legendadas. E eu à época iletrada unilingue tentava-me rir em uníssono das disparateiras dos " Goodies" e da "Familia Bellamy". Ri-me, certa vez num episódio, dos Goodies voarem pelos feitos loucos nas suas bicicletas. Riso em uníssono glorioso.

Na mesma época também de vez em quando perguntava para o meio pai se fulano de tal ou sicrano ou até mesmo beltrano era rico. Como resposta levava sempre esta embrulhadinha:"Não sei! Nunca lhe contei o dinheiro." Moral da história cá no meu entender desde a mais tenra idade: se é rico é lá com ele. Até pode ser mas não aparenta e pouco importa. Até pode não ser e aparentar... Pois. Pobre coitado que vive das aparências!..."

Vinha hoje por aqui nos pensamentos sentidos e conclui: o mê paizinho é o mê melhor amigo e que está cá para o que der e vier. Grande amigo! Por vezes, como acontece com os bons amigos, batemos de frente. Ele não está a ver o filme todo ou sou eu que estou nos making off e também escapam algumas coisas... Faz parte. E o que posso agradecer o goodie meu pai por se ter proposto a me educar para a liberdade, tolerância e autonomia não esquecendo a sua grande preciosa ajuda em momentos delicados deste nosso viver. Quanto ao titulo Habib é que outro dia uma amiga que o tom da minha pele era dourado e eu prontamente respondi que apesar da minha mãe ser branquinha como a cal o meu pai pode passar por árabe. Não sei se lhe agrada ou não. Dessa não se escapa! Pois tudo ao sol da Tugolândia foi habitado por mouros. Ah pois! Quanto ao nome de novo cristão, judeu, também não se escapa. Mas a esta hora o Habib, meu bom rapaz já estará a pensar:"Lá está ela com as suas teorias e discursos" POIS ESTOU HABIB DA SILVA FIGUEIREDO! :D ;)


Danka you, muchas thanks, verys obrigadovskis, gracias muitas

Ana
Brasil, 19.3.2014

Série britânica: The Goodies

Sem comentários:

Enviar um comentário