terça-feira, 4 de março de 2014

E DEPOIS DE NÓS?



Enquanto mordisco um pãozinho de queijo crocante e preparo-me para pedalar penso:" Caramba! A minha mais remota memória de infância é mudarem-me a fralda, naquele tempo das fraldas de pano com o respectivo alfinete de ama."... Tenho a memória do sol entrar pelo quarto de paredes cor de rosa bebé e a minha mãe ou a minha avó segurarem-me as pernas, e quando estava doente falarem de mim denominando-me por "menina". Vamos pensar que usei fraldas até aos dois anos, não é?

Ter quem cuide de nós marca quem somos, penso.Cuidarmos dos outros é igualmente marcante.

A Nina pergunta se a avó foi ter com Deus. Respondo que depende. Se ela acreditar nele ela não vai ter, ela já está com ele.

Falo para a membra da minha recente familia que eu acredito mais nas energias que circulam por aí , entre nós e o cosmos. Somos energia. Não lhe falo desta vez o porquê da minha espiritualidade não permitir apoiar instituições como a Igreja Católica, das suas atrocidades cometidas durante séculos feudais, inquisitórios, industriais onde em nome da crença das pessoas exercem um poder nefasto que não posso apoiar (com todo o respeito por quem é crente de coração).

Olho para a Nina e para a Flor e penso nestas novas gerações, incluindo a minha, que não tem filhos. Como serão as suas velhices? Não tenho filhas somente para cuidarem de mim na velhice, mas oxalá não se esqueçam de mim. Vou fazer por isso, apesar de já ser um tanto ou quanto rabuja, resmungona.

Estou triste e aliviada da a avó ter ido. Chegava a ser "cómico" ela zangar-se com a vida por ainda andar por cá. Isso dá que pensar quando as pessoas já não querem mais viver porque estão em sofrimento, porque o seu eventual prazer em viver se esvaiu.

Talvez esteja com Deus ou com os seus, a minha alentejanita meio cristã, meio laica. A minha grandmother, a minha grande mãe que me mudou a fralda e aturava as minhas maluqueiras e a de muitos outros.

De uma coisa tenho a certeza! A minha grande mãe está dentro do meu coração, que dentro do meu corpo que está onde existe uma alma que se conecta com o chão e se expande no espaço sideral.

Ana
Brasil, 4.2.2014
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário