segunda-feira, 16 de novembro de 2015

PROJETO VIDA: SER GNOMO DA FLORESTA AMAZÓNICA

"São três pães franceses, por favor!" Silêncio, olhar, interrogação do interlocutor: " Moça! Você é carioca!" Silêncio, olhar e afirmação minha: " Não, mas o sotaque é parecido. Ora raios! Ora raios pois pois!" Saio com a música na cabeça: "Ela carioca, ela é carioca basta o jeitinho dela andar."
Chego à Portuguesa, que é a rodoviária de São Paulo. Dirijo-me às informações para saber como chegar de metro à Lapa, a Lapa de São Paulo e não de Lisboa. Claro! Trago um saco daqueles semelhantes ao do Pão de Acucar, mas este é maior. Vem da Tugolândia duma loja de brinquedos. Lá dentro cabe o meu solo e ainda alguns objetos pessoais! EUREKA! Um homem olha lá para dentro várias vezes. Tento não dar um ar desconfiado, mas estou atenta. O homem pergunta:" Você é cigana?" Respondo que não mas quase que respondo que sim dado o meu oficio. Depois ele vai embora e pergunto donde ele é. "Peru".
Fiquei com pena de não conversar mais, pois fiquei curiosa da sua pergunta. Olho para mim e vejo que tenho uma flor vermelha na cabeça, um xaile branco amarrado na cintura da saia rodada. Depois de dois dias deambulando por Sampa e pela Avenida Paulista com a sua fauna múltipla, que noutro texto descreverei.
Gosto de São Paulo e numa conversa de amigos digo: " Sou uma cosmopolita rural, mas como as coisas andam eu quero mesmo ser é um gnomo da floresta amazónica! Aliás! Amazônica!"
Ana Piu
Br, 16.11.2015


foto: Piu aos 17 ou 18 anos


Sem comentários:

Enviar um comentário