quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ACERCA DA VASSALAGEM E OUTROS TIQUES SOCIAIS (série 20 de Novembro dia da consciência negra no Brasil)

Existem comportamentos que de tão interiorizados nós naturalizamos. Se não damos um passo a trás e não nos estranharmos a nós mesmos repetimos por séculos e séculos aquilo que já deveria ter passado à História. É ainda bastante visível as relações de vassalagem num Brasil com marcantes resquícios de escravidão e machismo.

É muito frequente escutar, mesmo de pessoas mais próximas, um " Traga isso para mim!", "Faça isto! Faça aquilo!" ou " Venha cá!" Para quem não está habituado a este tipo de relação pode, por não querer bater de frente, fazer durante um tempo esses favores, mas daí começa a perguntar-se:"Mas porque é que a pessoa não se levanta e faz?" ou "Porque é que não vem ter comigo em vez de ficar no seu lugar?" Na minha adolescência tínhamos a resposta na ponta da língua:" Vem cá tu que o caminho é o mesmo!"

Outro dia queria mostrar algo no you tube que eu gostei muito e disse:"Venha" Venha aqui!" Recebi um redondo "NÃO!" Enfim, pode acontecer as nossas intenções serem confundidas. É compreensível!

Quanto a mim relações de vassalagem já deveria ser fora de moda assim como a bajulação. Sim porque ser fashion libertário é muito mais cool!

Ana Piu
Brasil, 19.11.2015



João Abel Manta, artista plástico português

João Abel Manta, artista plástico português

Sem comentários:

Enviar um comentário