quarta-feira, 2 de setembro de 2015

CONCEITOS E PRECONCEITOS ( série DesconstrUÇÕES dO HaBItus)

Se o belo e o feio são conceitos culturais, vamos então citar aqui a modos que rápido sem nos determos em ostentações de capitais culturais, o tal do monsieur Pierre Bourdieu. Ora pois que o Pedrito Burdiô fala do habitus, aquilo que se torna um hábito cultural dum grupo social especifico e que em algum momento, para o senso comum, vira natural. Então, vejamos, temos mais dois conceitos: natural e cultural. E a coisa mistura-se num tal dum melting pot* onde o que para uns é natural e belo para outros é feio e nada cultural. E assim por diante. O natural é feio, o cultural é bonito e passa a ser feio conforme as tendências ou é feio e passa a ser belo, pelos mesmos motivos. E por aí vai.


Passemos ao exemplo, com uma foto making off a modos que provocação de todos esses conceitos que se não tivermos atentos e atentas ao melting pot, vulgus cosmopolitanismo rural, urbanidade natural viram preconceito num estalinho de dedos.

Temos aqui esta imagem desta jovem madura mulher, aliás desta quase madura ainda quase mulher nesta jovem vida efémera com uma maquiagem que para muitos pode ser grotesca para outros teatral com apontamentos de Lautrec e arte bruta. Reparem na quase ligeira penugem, que para muitos é uma selva amazónica incontrolável e de dificil evangelização, debaixo dos braços. Então temos a charada que cada um saberá responder segundo, naturalmente, as suas referências culturais e sociais. E agora ainda poderíamos invocar mais quatro conceitos que é o sujo e o limpo, o feminino e masculino. Mas isso fica para outra reflexão posterior a seguir.


Ana Piu
Brasil, 2.09.2015


No sentido figurado, a melting pot é qualquer lugar onde existem diversas pessoas, com diferentes estilos de vida, culturas, religiões e etnias. A expressão vem do significado original de melting pot, que é o cadinho onde são derretidos e fundidos vários metais ou outras substâncias. Em um melting pot, as misturas culturais e étnicas são fundidas e assimiladas por todos. 



Sem comentários:

Enviar um comentário