quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SORRIA, VOCÊ ESTÁ A SER FILMADO (série: xenofobias e as vicissitudes de se ser estrangeiro)

Na Escandinávia até posso ser escandinava. Isto dito por dinamarqueses. Sem abrir a boquita nem muito gesticular. Claro! Assim como em terras germânicas passo por alemoa, em terras francófonas franciu ou lá perto. Na Polónia sou da terra. E por aí vai. Mas vai que me faço acompanhar pela filharada! Oh lá! Aí é que a porca pode torcer o rabo! Logo uns olhares meio que do revés olham e pensam com os seus botões: Então esta anda metida com os árabes? (foi esse olhar que eu senti na Dinamarca para constrangimento meu que me fez decidir definitivamente não migrar para esse local. Lamento. Gosto de Copenhaga, mas lamento a onda de xenofobia e racismo). Esta anda metida com os ciganos ou "pretos"? (isto em Portugal, o dito país tolerante (?!) onde passo igualmente por bifa, estrangeira, gringa)
Já eu dizer que sou portuguesa, por exemplo em França ou no Brasil, pode virar uma piadinha que é preciso ter peito e muita presença de espirito. Mas como já disse anteriormente eu faço questão de dizer que sou portuguesa para sentir o grau de sensibilidade e humor dos demais assim como o seu nível de escárnio ou não, de respeito. Talvez se no Brasil me apresentasse como alemã ou francesa as coisas seriam diferentes. Mas não importa. Assim está bem. Só se aproxima quem dá valor e vice versa. smile emoticon Enfim. Sorria, você está a ser filmado. ;) 

Ana Piu
Brasil, 29.09.2015
Alguma coisinha? Sou da Abóboda city,do ladex da praia e da serra à cotê de la Lisabonne!

Eu sou descendente dos macacos, como nós todos. Quando tenho um pelito a mais gosto de imaginar que vivo no Neolítico, pois por vezes parece.

Sem comentários:

Enviar um comentário