sexta-feira, 11 de setembro de 2015

MAS AFINAL O QUE É UMA MENTALIDADE ADOLESCENTE CONSERVADORA? e algumas considerações sobre o síndroma da gostozura e moralismo


Então... Deixa eu pensar... Uma mentalidade adolescente é quando as nossas referências ficam à tona daquilo que é, mas que passa a ser porque alguém tratou de apagar a memória porque essa magana, a tal da memória, é potente!

Ter uma mentalidade adolescente conservadora é achar que o aqui agora é que é e que o passado está fora de moda. Mas mantem uns valores antiquados uuuhhhhhh Uns valores feudais, diria, revestidos com uma talha dourada de novo riquismo de gosto muito duvidoso.

Normalmente essa mentalidade tem como base a lógica do consumo descartável e juram a pés juntos que Jesus é de Washington e que ele escreveu a biblia na lua. Se não fpoi na lua, foi no minimo na Califórnia. Nessa visão de mundo e conhecimento existem sempre os bons e os maus. Os bons, coitadinhos, são trabalhadores e mesmo vivendo à custa do trabalho de outros trabalhadores eles são muito mais bonzinhos. Logo merecem que o seu trabalho seja mais reconhecido e mais bem remunerado que os demais. Já os maus são subversivos porque não fazem clipes de carrões de topo nem tem sorrisos alvos, emboras plásticos e acreditam que as politicas públicas devem ser para todos. Que educação, saúde, habitação e trabalho devem ser para todos. Esses, os maus, devem fumar charutos havana.

Dentro dessa lógica adolescente conservadora tudo é consumível, desde os bens materiais aos bens espirituais. Os seguidores dessa mentalidade padecem de síndroma da gostozura e do moralismo. Estes dois síndromas estão ligados. O síndroma da gostozura é todos se acharem o máximo da gostuzura e se disputarem entre si. Mas como qualquer disputa carece de verdade interior, porque a verdade interior é. Não precisa de competir. Já o síndroma do moralismo é uma visão que fica à tona do que é, mas que passa a ser porque alguém tratou de apagar a memória porque essa magana, a tal da memória, é potente! O síndroma do moralismo é próprio dos que devem e temem e tremem diante da sua verdade interior.

Ana Piu
Brasil, 11.09.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário